Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Acidentes elétricos são comuns em blocos de rua; saiba cuidados necessários para se proteger

Presidente da Abradee alerta para altura máxima de trios elétricos e riscos das serpentinas metálicas

Cidades|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Durante os blocos de pré-Carnaval em São Paulo, houve registros de acidentes e destruição, resultando em feridos que precisaram de ajuda médica.
  • A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica alertou para os riscos de choques elétricos durante as festividades, com 176 casos e 65 mortes registrados no primeiro trimestre de 2025.
  • Marcos Madureira, presidente da associação, destacou cuidados como evitar ligações inadequadas de energia e respeitar a altura dos carros alegóricos para prevenir acidentes.
  • Ele também advertiu sobre o perigo das serpentinas metálicas, que podem causar curtos-circuitos, reforçando a necessidade de precauções, especialmente em dias de chuvas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Durante o final de semana, blocos de pré-Carnaval geraram cenas de alegria e festa por todo o país, entretanto, casos de destruição e insolação também foram registrados. Uma grade de proteção foi derrubada e várias pessoas precisaram de ajuda médica enquanto participavam de dois grandes blocos na região da Rua da Consolação, na cidade de São Paulo. Ao longo da tarde foi proibido o acesso de foliões na região e o prefeito anunciou um aumento no número de ambulâncias, policiais militares e guardas municipais.

Já o Parque Ibirapuera, onde ocorreu o bloco de estreia de Ivete Sangalo no Carnaval paulista, reuniu mais de 1 milhão de pessoas. Por conta da superlotação, a cantora precisou parar o show por 40 minutos. Para aproveitar o Carnaval, além dos problemas relacionados ao pisoteamento, segurança e falta de hidratação, também é necessário considerar possíveis acidentes com a rede elétrica, já que segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, no primeiro trimestre de 2025, 176 casos desse tipo foram registrados. 65 deles resultaram em mortes.


Um eletricista conserta os fios de um poste.
A instalação correta dos fios é importante para evitar a energização de estruturas Reprodução / Record News

Marcos Madureira, presidente da Abradee e entrevistado do Conexão Record News desta segunda (9), alertou sobre os cuidados necessários para evitar acidentes. Segundo ele, na montagem das barracas que dão suporte aos foliões é comum encontrar ligações inadequadas de energia elétrica. Além do risco de energização, Madureira também direciona a atenção para outro ponto, a altura máxima dos carros alegóricos e trios elétricos.

O motivo por trás dos limites é possibilitar a locomoção deles pelas ruas sem entrar em contato com os fios dos postes. O presidente informa que esta informação consegue ser adquirida ao questionar a distribuidora elétrica local ou o corpo de bombeiros da região. “Não se pode ultrapassar essa altura. Esse é um ponto fundamental, ter ações preventivas para que isso possa acontecer de uma maneira segura”, enfatiza o especialista, que pede para que somente profissionais capacitados realizem tais serviços.


Leia Mais

Há também uma ameaça inesperada, mas igualmente perigosa: as serpentinas metálicas. Caso um rolo desse objeto seja lançado em direção a um fio, há grandes chances de ocorrer um curto-circuito entre a rede elétrica e a pessoa que a atirou, o que pode levar a ferimentos ou até mesmo à morte. As consequências não se limitam somente ao arremessador. Madureira conta que por ser um ambiente muito aglomerado, as pessoas que estão em volta também podem se ferir.

Por fim, o presidente faz um comunicado a todos aqueles que planejam aproveitar as festas: “Brincar de Carnaval é muito bom, é uma diversão que o brasileiro faz com alegria, mas é preciso ter cuidados essenciais. E considerando que provavelmente vamos passar o Carnaval com chuvas, os riscos aumentam ainda mais, já que a água conduz a eletricidade”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.