Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Após 28 anos, homem que inventou chamada a cobrar tem invenção reconhecida

Antes, era preciso ligar para central do 107 e pedir ajuda para telefonista 

Cidades|Do R7, com Rede Record

  • Google News
Luta judicial durou 28 anos, mas engenheiro ganhou o direito
Luta judicial durou 28 anos, mas engenheiro ganhou o direito

O engenheiro de telecomunicações Adenor Martins de Araújo ganhou na Justiça o direito de ser reconhecido como o único inventor do sistema de chamada a cobrar. A batalha entre a antiga Telebras e o catarinense durou 28 anos.

Ele era funcionário da empresa e em 1979 criou o sistema. Anterior a isso, era necessário ligar para uma central do número 107 e pedir ajuda a uma telefonista, o que era bem lento. O engenheiro chegou a pedir uma patente, mas a empresa alegou que a ideia caiu em domínio público.


O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) deu causa ganha por unanimidade ao engenheiro. A Oi, hoje dona da antiga Telebras, não quis comentar sobre o assunto. 

Leia mais notícias de Cidades

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.