Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BA: Prefeitura de Pedro Alexandre decreta estado de calamidade

Cidade foi atingida pelo rompimento da barragem Quati, na manhã desta quinta-feira (11). Município de Coronel João Sá também foi atingida

Cidades|Plínio Aguiar, do R7

Estado de calamidade foi publicado em Diário Oficial do Município
Estado de calamidade foi publicado em Diário Oficial do Município Estado de calamidade foi publicado em Diário Oficial do Município

A Prefeitura de Pedro Alexandre (BA), cidade atingida pelo rompimento de barragem nesta quinta-feira (11), decretou estado de emergência e calamidade pública.

A barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre, se rompeu nesta quinta, após chuvas que atingiram a região. O transbordamento atingiu o município vizinho Coronel João Sá. Juntas, as duas cidades têm aproximadamente 35 mil moradores.

Leia mais: 'Chuvas provocaram rompimento de barragem na Bahia', diz Defesa Civil

Pelo menos três casas ficaram inundadas no município de Pedro Alexandre, e a cidade segue ilhada, de acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Carla Leão. “O nível d’água já abaixou no povoado de Quati, mas a nossa maior preocupação é com a cidade de Coronel João Sá”, disse.

Publicidade

De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Município, o prefeito Pedro Gomes Filho argumenta que as fortes e constantes chuvas vivenciadas desde domingo (7) e o enorme volume de água que atingiu o município são fatores para assinar o decreto. 

Veja também: Vídeos mostram águas invadindo cidades após barragem romper

Publicidade

Dessa forma, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e construção.

O decreto também permite que, em caso de risco iminente, agentes da Defesa Civil podem entrar nas residências para prestar socorro ou para determinar evacuação, utilizar de propriedades particulares se houver dano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.