Campanha nacional de doação de sangue promete beneficiar mais de 74 mil pessoas
Ação ocorre ao longo de novembro com apoio de 11 mil voluntários e mais de 260 hemocentros pelo país
Cidades|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o GSU (Grupo da Saúde Universal) lançou a campanha nacional “O Dia do Amor Maior”, que mobilizará 18,6 mil doadores em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Ao longo do mês, 263 hemocentros participarão da iniciativa, que busca reforçar os estoques diante da alta demanda da rede pública. A expectativa é de que 74,6 mil pessoas sejam beneficiadas.
Em São Paulo, as principais mobilizações ocorrerão nos dias 15, 22 e 29, a partir das 8h, nos bancos de sangue da Beneficência Portuguesa, do Hospital Tatuapé/Colsan e no Hemocentro Unifesp — Vila Clementino.
Em todo o país, mais de 11 mil voluntários do GSU darão suporte aos doadores. “Estamos mobilizados para reforçar os estoques de sangue diante da alta demanda na rede pública e ajudar a salvar vidas. Nosso objetivo é abastecer os bancos de sangue, aumentar a disponibilidade para a população e, assim, evitar mortes”, destaca Jefferson Torres, responsável pelo GSU.
O Ministério da Saúde registrou um aumento de 1,9% nas coletas de sangue entre 2023 e 2024, passando de 3,25 milhões para 3,31 milhões de bolsas.
A campanha também destaca os critérios necessários para doação: ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado — evitando alimentos gordurosos até quatro horas antes da coleta — e apresentar documento de identificação com foto. Os intervalos entre doações são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Interessados podem buscar um dos hemocentros parceiros ou obter mais informações nos perfis GSU Brasil, GSU Templo ou contas estaduais no Instagram.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











