Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Capitais iniciam hoje vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com a CoronaVac

Rio de Janeiro começou imunização na sexta-feira (15). SP ainda não divulgou data. Intervalo entre doses será de 28 dias

Cidades|Joyce Ribeiro, do R7

Capitais iniciam vacinação de crianças a partir de 3 anos contra a Covid-19
Capitais iniciam vacinação de crianças a partir de 3 anos contra a Covid-19 Capitais iniciam vacinação de crianças a partir de 3 anos contra a Covid-19

Algumas capitais do país começam, a partir desta segunda-feira (18), a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 com a CoronaVac. Entre elas estão: São Luis (MA), Fortaleza (CE), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Belém (PA) e Salvador (BA). O Rio de Janeiro já havia iniciado a aplicação da primeira dose nessa faixa etária. 

Até o momento, a capital paulista não divulgou a data de início para a imunização infantil. A Prefeitura de São Paulo informou que segue o calendário vacinal do PEI (Programa Estadual de Imunizações). São 313.826 crianças entre 3 e 4 anos elegíveis.

"Com relação à quantidade de vacinas para iniciar a imunização deste grupo, a prefeitura está em tratativa com o governo estadual, responsável pelo envio e distribuição aos municípios", informou em nota.

Leia também

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, na quarta-feira (13), a aplicação da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos. A análise foi baseada em informações do Instituto Butantan, com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nesta faixa etária, resultados de pesquisas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil, pareceres das sociedades médicas e literatura científica.

Publicidade

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina não é recomendada a crianças com deficiência no sistema imune. O fármaco é o mesmo usado em adultos e os frascos continuam iguais.

Os pequenos de 5 anos já vinham sendo vacinados com a Pfizer pediátrica e os que têm 6 anos ou mais, tanto com a Pfizer quanto com a CoronaVac.

Publicidade

Para receber a vacina, a criança deve estar saudável e, no dia em que for imunizada contra a Covid-19, poderá receber outras vacinas do calendário infantil, caso haja pendências.

É necessário apresentar documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte, além da carteira de vacinação. Também é preciso apresentar um documento original com foto do responsável no momento da aplicação.

Publicidade

“Contamos com a participação dos pais e responsáveis para aderir a mais uma forma de proteção das crianças, que já aderem à vacinação de rotina, tão importante para evitar doenças graves e internações”, afirmou a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Os estados também estão empenhados na aplicação da quarta dose em adultos. O cronograma varia de acordo com o município.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.