Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Caravana com 12 VLPs chega a São José

São José dos Campos acordou mais moderna e inteligente no domingo (7). O futuro chegou mais cedo e sem fazer barulho

Cidades|Do R7 Conteúdo e Marca

  • Google News
Caravana de Veículos Leves sobre Pneus desfilou pelo Arco da Inovação
Caravana de Veículos Leves sobre Pneus desfilou pelo Arco da Inovação

Esperados para dezembro, os VLPs que percorrerão a Linha Verde em breve, já estão na cidade. A caravana de 12 Veículos Leves sobre Pneus articulados e 100% elétricos chegou às 9h30 deste domingo, passou pelo Arco da Inovação e outras importantes vias da cidade.

Entregues pela BYD, empresa que venceu a licitação para a produção dos veículos, em breve eles irão compor a frota do novo transporte público de São José. Com os modernos VLPs comprados pela Prefeitura, o sistema de mobilidade da cidade nunca mais será o mesmo. Eles têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.


Os VLPs de São José têm o primeiro sistema urbano de transporte público do país com tecnologias de biossegurança, exigidas pela Prefeitura no projeto --um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

Conforto


Confortáveis e seguros, os ônibus têm capacidade para 168 passageiros por veículo
Confortáveis e seguros, os ônibus têm capacidade para 168 passageiros por veículo

O conforto é uma das características do VLP. As poltronas são estofadas com apoio de cabeça e entradas USB. Cada veículos tem capacidade para 168 passageiros, com acesso e espaços para cadeirantes.

As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo. Para maior segurança dos usuários, os veículos têm seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho.


Autonomia

O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas. A iluminação externa terá faróis em full led.


Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que o motorista veja pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

Em março, mais de um milhão de pessoas conheceram o VLP em São José, quando o modelo esteve na cidade para visitação e em tour virtual.

Sheila Faria

Secretaria de Mobilidade Urbana

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.