Caso Nicolas: bebê volta para Santa Catarina e é levado para abrigo
O menino estava desaparecido desde 30 abril e foi encontrado com um casal desconhecido em São Paulo
Cidades|Do R7
O bebê Nicolas Areias Gaspar, de 2 anos, que estava desaparecido desde 30 abril e foi encontrado com um casal desconhecido em São Paulo, desembarcou na tarde desta segunda-feira (15) na cidade de São José, em Santa Catarina.
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele foi encaminhado a um abrigo institucionalapós decisãodo Juízo da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional do Tatuapé, nesta sexta-feira (12). Os avós maternos do menino também pediram sua guarda, mas o órgão ainda fará a avaliação da possibilidade, já que há a suspeita de que a mãe de Nicolas tenha entregado o bebê ao casal.
Relembre o caso
No dia 30 de abril, o bebê Nicolas desapareceu de São José, na região metropolitana de Florianópolis (SC). O sumiço foi comunicado pela avó da criança em 4 de maio, quando um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia da cidade.
A criança foi encontrada apenas em 8 de maio pela Polícia Militar na zona leste de São Paulo. Nicolas estava em uma cadeirinha, no banco de trás de um carro, ocupado por Roberta Porfírio, de 41 anos, e Marcelo Valverde, de 52.
Durante a abordagem, eles informaram inicialmente que tinham adotado a criança e estavam a caminho do Fórum para legalizar a situação. Entretanto, a polícia desconfiou dessa "adoção à brasileira", pois estavam com a criança havia quase duas semanas e só decidiram legalizar a situação após o caso ganhar repercussão.
A dupla foi presa em flagrante e teve a prisão preventiva decretada, por tempo indeterminado, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A polícia também teve acesso a uma carta escrita supostamente pela mãe de Nicolas, na qual ela falava sobre seu amor pelo filho, mas deixava claro que não teria condições de cuidar dele.