COP30: Financiamento precisa ser destinado aos estados e municípios, diz Jader Filho
Ministro das Cidades falou sobre descarbonização de frotas e investimentos em saneamento básico durante entrevista
Cidades|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O ministro das Cidades, Jader Filho, falou nesta quinta-feira (13) sobre a necessidade de descarbonizar as frotas de veículos e tratar os esgotos para o enfrentamento das mudanças climáticas. Durante entrevista em meio à COP30, ele citou o investimento de R$ 20 bilhões do governo federal no programa de refrotas, além da queda do desmatamento da Amazônia nos primeiros seis meses da gestão do presidente Lula.
“Para que a mitigação aconteça, a gente tem que destinar financiamento aos estados e aos municípios. Se a gente respeitar o meio ambiente, não agredindo ele, o que não é o que tem acontecido, a cidade naturalmente é resiliente”, disse.
Filho falou da importância de reforçar as lideranças locais, para poderem apontar as demandas prioritárias de cada região. Nesse sentido, ele destacou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), um programa de investimentos do governo federal para promover crescimento econômico e inclusão social.
“Como é que lá de Brasília nós vamos apontar qual é a obra prioritária que deve acontecer, por exemplo, no interior da Paraíba? Quem tem que dizer qual é a obra prioritária no interior da Paraíba, do Pará, do Maranhão, do Amazonas, são as lideranças locais. O que nós precisamos, obviamente, é ajudá-los. Ajudá-los tecnicamente”, pontuou.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
