Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid: veja quem pode se vacinar em SP, Rio, BH e mais 8 capitais

País alcançou marca de 52,4 milhões com a 1ª dose; maior parte das cidades brasileiras já imuniza adultos com menos de 60 anos

Cidades|Do R7

São Paulo já vacina grávidas e, a partir de segunda (14), será a vez de quem tem 58 e 59 anos
São Paulo já vacina grávidas e, a partir de segunda (14), será a vez de quem tem 58 e 59 anos São Paulo já vacina grávidas e, a partir de segunda (14), será a vez de quem tem 58 e 59 anos

Mesmo que em ritmo lento, a vacinação contra a covid-19 prossegue pelo país e a maior parte das capitais já imuniza adultos com menos de 60 anos sem comorbidades. Abaixo, veja como está o ritmo de imunização em 11 capitais brasileiras.

O calendário depende da definição de cada município, os quais, normalmente, primeiro aplica os fármacos em pessoas com comorbidades e profissionais das áreas da saúde, educação e segurança.

Até o momento, de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já aplicou imunizantes em 52.429.219 pessoas com a 1ª dose, o que representa 32,75% da população vacinável. Destas, 23.460.878 (14,65% da população que deve receber a vacina) já receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo.

São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo vacina, a partir desta sexta-feira (11), profissionais da educação com 18 a 44 anos – a imunização dessa categoria, com idades de 45 e 46 anos, já começou anteontem. Para garantir a vacina, é necessário apresentar o comprovante Vacina Já Educação com QR Code.

Publicidade

A partir da próxima segunda-feira (14), a cidade de São Paulo passará a vacinar pessoas com 58 e 59 anos de idade contra a covid-19.

Desde a quinta-feira (10), podem ser imunizadas as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), acima de 18 anos. Também já está liberada, na capital paulista, a vacinação de mulheres acima de 18 anos com comorbidades que estejam amamentando (lactantes) e gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias após o parto) sem comorbidades.

Publicidade

A prefeitura recomenda o preenchimento de um pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento.

Rio de Janeiro (RJ)

Pessoas de 54 anos podem se vacinar no Rio
Pessoas de 54 anos podem se vacinar no Rio Pessoas de 54 anos podem se vacinar no Rio

Nesta sexta (11), é a vez de pessoas com 54 anos de idade serem vacinadas contra a covid-19. As mulheres serão atendidas no turno da manhã, de 8h às 13h, enquanto homens devem ir aos locais de vacinação à tarde, de 13h às 17h.

Publicidade

Para receber a primeira dose do imunizante, é necessário levar documento de identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a carteira de vacinação. Já para quem recebe a segunda dose, é importante levar o comprovante da primeira aplicação.

Ontem, a vacinação em primeira dose de mulheres grávidas e puérperas acima de 18 anos com comorbidades foi suspensa no Rio. O motivo foi a falta dos imunizantes Pfizer e CoronaVac, as únicas permitidas pelo Ministério da Saúde para este grupo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade aguarda o envio das doses para dar continuidade à campanha de imunização.

Belo Horizonte (MG)

Desde segunda-feira, a prefeitura vacina quem tem de 56 a 59 anos; trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; motoristas e cobradores; e trabalhadores do transporte metroviário e ferroviário.

Em BH, quem tem 56 anos já pode ir aos postos
Em BH, quem tem 56 anos já pode ir aos postos Em BH, quem tem 56 anos já pode ir aos postos

Hoje, os moradores de BH com 56 anos completos até 30 de junho podem tomar a vacina.

A gestão Kalil abriu um cadastramento para caminhoneiros registrados ou que trabalham para empresas de Belo Horizonte. A partir de sábado (12), os postos de saúde vão vacinar profissionais entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho.

Para quem tem 57, 58 e 59 anos, a imunização também já está liberada e basta comparecer aos postos de saúde e locais de vacinação com a documentação necessária.

Desde a última quinta (10), trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre 18 e 59 anos, poderão se imunizar. Também na quinta, motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, entre 18 e 59 anos, também poderão se vacinar. No mesmo dia, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, entre 18 e 59 anos, também podem procurar postos de saúde para receber o fármaco e se proteger da covid-19. Clique aqui para ver os locais de vacinação.

Brasília (DF)

Brasília continua vacinando pessoas com 58 anos ou mais sem comorbidades. Para receber a dose, é necessário agendar data e horário no site da SES (Secretaria de Saúde) e escolher o horário e ponto de imunização.

No entanto, nesta sexta-feira (11) o agendamento só está disponível para pessoas com comorbidades, acima de 18 anos, e grupos prioritários como pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Ao todo, o Distrito Federal vacinou 735.966 pessoas com a 1ª dose, e 326.942 já receberam a 2 º dose.

Curitiba (PR)

A Prefeitura de Curitiba vacina nesta sexta-feira (11) pessoas com 56 anos completos nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro. Além deste grupo, trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação e funcionários da FAS (Fundação de Ação Social) já podem receber a 1º dose.

A vacinação dos professores e trabalhadores da Educação Básica, com 42 anos completos ou mais, que começou na quarta-feira (9), também continua na capital paranaense.

Para realizar o pré-cadastro exigido pela prefeitura, acesse o site Saúde Já. Até o momento, 561.958 pessoas receberam a 1º dose e 231.522 a 2º dose, completando o esquemade imunização.

Porto Alegre (RS)

Desde quarta-feira (9), homens e mulheres com 56 anos ou mais sem comorbidades podem receber a primeira dose da vacina contra covid-19 na capital gaúcha. O governo também incluiu na campanha de vacinação os profissionais da educação infantil, nível médio e profissionalizante da rede pública e privada.

Além destes grupos, pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e deficiências permanentes também podem ser imunizadas.

Diferente de outras capitais, em Porto Alegre não é necessário fazer um pré-agendamento. Até agora, 565.438 pessoas receberam a 1º dose e 318. 888 completaram imunização contra a covid-19.

Cuiabá (MT)

Cuiabá já vacina contra a covid-19 pessoas acima de 55 anos sem comorbidades, mas exige que tenham feito o pré-cadastro no site da prefeitura.

Além destas, pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), com 18 anos ou mais, e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos também podem ser vacinadas na capital mato-grossense, assim como profissionais da saúde, da assistência social, da educação e das forças de segurança e salvamento.

Salvador (BA)

Salvador vacina pessoas de 51 anos hoje
Salvador vacina pessoas de 51 anos hoje Salvador vacina pessoas de 51 anos hoje

A capital baiana vacina hoje, das 9h às 14h, pessoas que precisam da 2ª dose de Oxford ou CoronaVac com data marcada até 13/6. Também vai aplicar a 2ª dose Oxford para pessoas com agendamento comprovado por meio do Hora Marcada e que possuem data de retorno até dia 11/6.

À tarde, as pessoas de 51 anos nascidas até 11 de janeiro de 1970 ou acima de 51 anos passam a ser vacinadas. A imunização vai das 14h às 19h. Veja aqui o público-alvo da vacinação na capital baiana nesta semana.

Para isso, é necessário estar com o nome na lista e, no ato da vacina, apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto.

Desde quarta (9), os caminhoneiros com carteira da categoria D podem tomar a vacina. Neste momento, a prioridade são os profissionais de 40 anos ou mais.

Para receber a vacina, todos devem estar cadastrados no sistema da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Fortaleza (CE)

A capital cearense começou, no último domingo (6), a vacinar contra a covid-19 por idade. A aplicação é feita por agendamento, em ordem decrescente de idade, de pessoas de 59 anos até chegar aos 18 anos. Clique aqui e veja a lista de nomes agendados para receber o fármarco que previne a covid-19.

A vacinação, que está na 4ª etapa na cidade, já inclui: Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA); e trabalhadores da educação do ensino superior.

A imunização também já está liberada para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de transporte aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários; e trabalhadores industriais.

Para fazer o agendamento, o fortalezense deve se cadastrar no sistema da prefeitura. Após a conclusão do preenchimento dos dados, o usuário deve checar o e-mail de confirmação para a finalização dessa etapa. Quem não receber confirmação do cadastro por e-mail precisa ligar para 0800-275-1475 e resolver a questão. Depois, basta acompanhar as listas de agendamento, com nome e local de vacinação, no site da prefeitura.

Belém (PA)

A Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) imuniza, nesta sexta-feira (11), trabalhadores das forças de segurança pública e trabalhadores da educação que atuem no Ensino Fundamental. A vacinação deste segundo grupo também se estende para o sábado (12).

Para receber a vacina, é necessário apresentar RG, CPF, cartão SUS e o comprovante de vínculo com a categoria a que pertence o trabalhador a ser vacinado, conforme definido com os representantes de cada categoria. A prefeitura destaca que também é preciso ter o nome em lista anteriormente emitida. Para a segunda dose, será necessário ainda apresentar o cartão de vacinação.

Ao todo, Belém já aplicou mais de 540 mil doses, segundo a prefeitura.

Manaus (AM)

Manaus vacina nesta sexta-feira (11) pessoas com 52 anos, nascidas entre janeiro e junho. No sábado (12), receberão a 1º dose as pessoas da mesma idade, mas nascidas de julho a dezembro. Na segunda-feira (14), serão atendidos os de 51 anos, nascidos entre janeiro e junho, e, na terça-feira (15), nascidos entre julho e dezembro.

Para completar essa faixa de vacinação, na quarta-feira da próxima semana (16), serão imunizados quem tem 50 anos, nascidos entre janeiro e junho, e, na quinta-feira (17), nascidos entre julho e dezembro.

A prefeitura orienta a população de 50 a 52 anos, ainda não cadastrada, a fazer o registro no sistema Imuniza Manaus para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação. No ato da vacinação, é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.