Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crianças desfilam para ser aprovadas por candidatos a adoção

Evento organizado pela OAB do Mato Grosso, no Shopping Pantanal, reuniu meninos e meninas com idades entre 4 e 17 anos que aguardam adoção

Cidades|Kaique Dalapola, do R7

Evento 'Adoção na Passarela' aconteceu nesta terça (21)
Evento 'Adoção na Passarela' aconteceu nesta terça (21) Evento 'Adoção na Passarela' aconteceu nesta terça (21)

Evento promovido pela OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso) e Ampara (Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção) levou para as passarelas do Shopping Pantanal, na noite desta terça-feira (21), crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que esperam ser adotadas. Eles teriam que desfilar para o público, caso se interessasse, escolher algum para adotar.

Para a presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, advogada Tatiane de Barros Ramalho, o evento foi uma oportunidade para “os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes”.

Leia também:Adoção: 3 em cada 4 crianças com mais de 5 seguem na fila de espera

O coordenador do programa Prioridade Absoluta do Instituto Alana (que promove o direito da criança), Pedro Hartung, destacou que é importante procurar estratégias para a adoção de crianças maiores de oito anos. No entanto, segundo ele, “essas estratégias têm que ser pensadas de maneira sensível, para não colocar as crianças em constrangimento ou situações vexatórias”.

Publicidade

De acordo com Hartung, colocar as crianças e adolescentes em um desfile mostra que o foco é na parte da imagem e “não permite um encontro profundo e real entre as famílias e crianças”. O coordenador do Instituto Alana acredita que os encontros de pessoas que querem adotar e crianças ou adolescentes para adoção deve ser trabalhada na construção de histórias.

“Sem dúvida o poder público poderia encontrar estratégias sensíveis de engajar a população nesse ato de adoção, principalmente com crianças mais velhas e grupos étnicos-raciais distintos da família, e proporcionar encontros de formas adequadas”.

Publicidade

Veja mais: Governo vai lançar campanha de incentivo à adoção tardia

Essa foi a segunda edição do “Adoção na Passarela”. Segundo a OAB-MT, a ideia do evento é “dar visibilidade a crianças e adolescentes que estão aptos para adoção no Estado” e afirma que, no ano passado, dois jovens, de 15 e 16 anos, foram adotados após o desfile.

Publicidade

Por meio de nota, o Shopping Pantanal disse que “repudia a objetificação de crianças e adolescentes e esclarece que o único intuito em receber a ação foi contribuir com a promoção e conscientização sobre adoção”.

O empreendimento ainda afirmou que a ação contou com palestras e seminários sobre os direitos das crianças e adolescentes, e foi conduzido por “órgãos competentes que possuem legitimidade no assunto”.

O R7 questionou a OAB-MT sobre o evento. No entanto, não houve nenhum retorno até a publicação desta reportagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.