Detento faz máscara de sabonete inspirado em rosto de agente penitenciário
Preso negou plano de fuga e disse que queria homenagear funcionário; caso aconteceu na Paraíba
Cidades|Do R7

Um fato inusitado chamou a atenção da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba nesta semana. Durante uma atividade de prevenção da Gerência de Inteligência, realizada na terça-feira (8), agentes encontraram em uma das celas do Presídio Padrão de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, uma máscara feita com sabonete. O que mais impressionou, além da qualidade do trabalho, foi a semelhança com o rosto de um dos agentes penitenciários da instituição.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o objeto havia sido confeccionado por um dos detentos. Inicialmente, suspeitou-se que seria usado para facilitar a fuga do interno. Uma sindicância chegou a ser instaurada. O caso é inédito no sistema prisional do Estado.
Ainda conforme a secretaria, investigações preliminares sinalizaram que tudo não passou de uma atividade do preso, já que a máscara não era apropriada para encaixar no rosto.
O homem alegou que pretendia homenagear o funcionário. Além de sabonete, ele usou resíduos de sabão neutro destinado à limpeza da cela. Para colorir os olhos, utilizou restos de tinta misturados com produtos de limpeza líquidos.
O apenado, que antes de ser preso por roubo de carro e moto trabalhava como copeiro, informou que fará outra máscara, desta vez, de cera. O material será fornecido pela Secretaria de Administração Penitenciária. Ele pretende homenagear uma autoridade da Paraíba, mas ainda não revelou o nome.
De acordo com a assessoria, se com a conclusão da sindicância deixar claro que realmente não havia um plano de fuga, o preso será inserido em cursos de capacitação e nos programas de ressocialização oferecidos pelo governo estadual.














