Dia do Professor terá protesto em 15 cidades
Manifestantes pedem melhorias no ensino público e o apoio aos professores do Rio
Cidades|Do R7
Esta terça-feira (15), Dia do Professor, deve ser marcada por protestos em ao menos 15 cidades brasileiras. Organizados pelas redes sociais, os atos pela Educação têm diferentes pautas, mas todos citam a necessidade de melhorias no ensino público e o apoio aos professores do Rio, que estão em greve desde o dia 8 de agosto.
Mais de 100 mil pessoas confirmaram pela internet a presença nas ruas do Rio, Macaé, São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Londrina, Cascavel, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa e São Luís.
Na capital fluminense, a manifestação intitulada "Um milhão pela Educação" tinha mais de 89 mil pessoas confirmadas no Facebook. O ato, organizado pelo Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) do Rio de Janeiro, está marcado para as17h, na Candelária, centro da cidade.
Equipes do Ministério Público Estadual irão acompanhar o ato e registrar o comportamento de manifestantes e policiais militares. Segundo a Polícia Militar, o policiamento será reforçado na região.
Em São Paulo, a manifestação está marcada para as 18h, no Largo da Batata, zona oeste da cidade. Entre as pautas do protesto, estão o reajuste salarial para os professores da rede estadual e eleições diretas para a escolha do reitor da Universidade de São Paulo.
Os alunos da USP pretendem caminhar até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, zona sul da cidade, onde esperam ser recebidos pelo governador Geraldo Alckmin para debater as reivindicações do movimento. A reitoria da universidade está ocupada desde 1º de outubro. Na Unicamp, que também pretende participar do encontro, a ocupação teve início no dia 3.