Dia mais triste da história de Saudades, diz prefeito após ataque
Três crianças e duas mulheres foram mortas na ação criminosa que aconteceu na manhã desta terça-feira (4). Autor está internado
Cidades|Do R7
Cinco mortes em um ataque a uma creche tornaram esta terça-feira (4) o dia mais triste da história de Saudades, municíoio de 9,8 mil habitantes na região oeste de Santa Catarina, afirmou o prefeito Maciel Schneider (PSL) em entrevista coletiva concedida no fim da tarde.
Três crianças e duas mulheres foram mortas a facadas. O autor do crime tem 18 anos e está internado.
"Hoje é o dia mais triste da história do nosso município. Infelizmente, esse fato aconteceu em uma cidade tranquila como a nossa, onde jamais passou em algum pesadelo que passaríamos pelo momento que estamos passando", afirmou Schneider em entrevista coletiva concedida nesta tarde.
A prefeitura decretou luto de três dias após a tragédia. As aulas em escolas municipais serão retomadas na segunda-feira (10). "Nos causa muita dor saber que esses pais perderam essas crianças ou esses familiares", completou o prefeito.
A governadora Daniela Reinehr (sem partido) afirmou que 25 psicólogos foram mobilizados para o atendimento das famílias. "Acredito que toda a comunidade esta passando por uma situação dificil", declarou. "Difícil não só pra cidade, pro estado, mas o Brasil inteiro está sofrendo neste momento. Minhas condolências, meu carinho, meu abraço a todas as famílias."
A governadora afirmou sua preocupação em liberar os corpos para que possam ser sepultados pelas famílias o mais rápido possível. Os cinco corpos das vitimas estão no netrotério do IGP (Instituto Geral de Perícias) em Chapecó e a previsão de liberação dos corpos para velório é por volta das 22h desta terça.
Segundo o corpo de bombeiros, um bebê vítima do ataque em uma creche de Saudades, na região oeste de Santa Catarina, também foi ferido e está internado em estado gravíssimo. Não há informações sobre a identidade da criança ou mais detalhes sobre o tratamento a que é submetida.
Leia também
Buscas na casa
Equipes policiais de pelo menos quatro municípios de Santa Catarina participaram das investigações e buscas na casa do autor dos ataques conforme informações da Polícia Civil. O delegado. A polícia falou com os pais e o irmão da jovem, que disseram que ele era problemático mas não imaginávam que poderia cometer um crime.
Depois do ataque, o jovem tentou suicídio ao golpear o próprio pescoço, abdome e tórax, e está em estado gravíssimo, informou a Polícia Militar catarinense. Ele foi conduzido ao hospital do município de Pinhalzinho, a 11 km de Saudades. O jovem recebe atendimento sob escolta policial e deve transferido para Chapecó.
De acordo com a secretária Gisela Hermann, aproximadamente 30 pessoas estavam na Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela, no bairro Industrial em Saudades, na região oeste de Santa Catarina, no momento do crime.