Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aluna e treinador de projeto da prefeitura irão para Dinamarca disputar mundial de Petra

(Foto: PMCG)   Com muito esforço e treino, representantes da Capital, irão representar o Brasil no Frame Running Development CAMP & CPISR...

Diário Digital|

Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

(Foto: PMCG)

Com muito esforço e treino, representantes da Capital, irão representar o Brasil no Frame Running Development CAMP & CPISRA International Cup 2022-Dinamarca, na modalidade Petra. Os dois atletas que fazem parte do Projeto de Atletismo da Prefeitura de Campo Grande, Rosenei Herrera e Daniel Sena, irão competir nos dias 10 a 17 deste mês, na cidade de Frederiksberg. 

A competição será de 9 a 18 de julho na Dinamarca. Os representantes foram convidados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no dia 17 de maio deste ano. Os atletas irão se apresentar neste sábado (9) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo.

O atleta, Rosenei Ferreira, 50 anos, e seu preparador, Daniel Sena, treinam no Parque Ayrton Senna, através do projeto da Fundação. “É muito gratificante, porque é uma atleta do projeto da Funesp, da Prefeitura, que foi convocada, juntamente com seu treinador, para integrar a seleção brasileira para esse campeonato”, disse Ferreira. 

Publicidade

“A importância desta convocação é o olhar dos gestores municipais para o paradesporto em Campo Grande e para os paratletas. Nós temos na cidade um dos maiores elencos de atletas paralímpicos do país. É importante esse olhar que a Prefeitura tem para o grupo”, acrescentou Sena. 

A Petra, segundo Sena, é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca. O atleta utiliza uma espécie de “bicicleta” – de três rodas -, um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento e faixas, mas não tem pedal anexado. 

Publicidade

O preparador reforça que a Petra não é um esporte, mas uma modalidade do Atletismo e consta nas provas padrões. A competição será realizada no mesmo local onde foi criada. 

Rosenei possui o melhor ranking do país e está entre as cinco melhores do mundo. A expectativa do treinador é superar essa marca. A meta também é bater o recorde brasileiro que hoje ainda não é dela. 

Publicidade

A atleta treina há três anos no projeto, três vezes por semana. A modalidade é dividida em classes RR1, RR2 e RR3, com a classificação dividida como T71 e T72. Rosenei vai correr na R3.

Ela treina há 20 anos em diversos esportes, iniciou na modalidade do xadrez; depois natação; atletismo no lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso; e por último a Petra. Entre os treinos de Petra, ela faz fortalecimento na academia.

“Estou muito feliz e ansiosa para ir à Dinamarca. A importância do Parque Ayrton Senna é que é um lugar adequado para um bom treinamento e um bom resultado da competição”, pontuou. 

Possui diversas conquistas e classificações e outras modalidades. No lançamento de dardo e arremesso de peso é campeã brasileira. Ficou em três lugares no Parapan de Toronto no Canadá em 2015. Possui terceiro lugar no paraolimpíada em Pequim China 2008.

“Temos grandes projetos que estão elevando o esporte da Capital. São inúmeros atletas se destacando com nosso apoio, com nossos projetos. Estamos trazendo grandes títulos para o Estado e país por meio de nossas ações”, destacou o diretor presidente da Funesp, Odair Serrano. 

Atletismo

O projeto de Atletismo da Funesp atende hoje seis regiões: Polo Aero Rancho (Ayrton Senna) pista igual olímpica; Vila Nasser Centro Olímpico Ruy Jorge da Cunha; Escolinhas; Moreninhas; Jardim Canguru; 5° CRAS Aero Rancho e Nova lima parque Tarsila do Amaral. No Parque Ayrton Senna o projeto é atendido com uma pista de medidas oficiais.

O objetivo do projeto é oportunizar à comunidade em geral a prática do atletismo, oferecer um esporte de qualidade e integração, onde todos possam participar independente do biótipo ou habilidade e ajudar na realização dos sonhos esportivos. A ação também visa encaminhar novos atletas às competições municipal, estadual, nacional e internacional. São atendidas aproximadamente 400 pessoas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.