Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campanha para atualização de caderneta de crianças e adolescentes é prorrogada

A campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Ao todo, são 18 doses de imunizantes que estão disponíveis até o final deste mês durante a campanha.  Em Campo Grande, até o dia 29 de outubro, data que finalizaria […] O post Campanha para atualização de caderneta de crianças e adolescentes é prorrogada apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

A campanha multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade foi prorrogada até o dia 30 de novembro. Ao todo, são 18 doses de imunizantes que estão disponíveis até o final deste mês durante a campanha. 

Em Campo Grande, até o dia 29 de outubro, data que finalizaria a campanha, 12.567 crianças e adolescentes foram até uma unidade de saúde verificar se havia a necessidade de atualizar a caderneta. Deste total, 72,6% recebeu pelo menos uma dose de um imunizante. 

“Há algumas faixas etárias, principalmente entre os menores de um ano e crianças com quatro anos, que necessitam tomar várias vacinas, mas isso não quer dizer que estão com a caderneta desatualizada. Ainda assim, há muita criança com a vacina atrasada, como é o caso do público de 11 anos, que é um dos que mais está sendo imunizado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A prorrogação da campanha foi uma decisão do Ministério da Saúde, que vê com preocupação o não cumprimento das metas de vacinação em todo o território nacional. Em Campo Grande, há pelo menos quatro anos a cobertura está abaixo do preconizado. 

Publicidade

A maior preocupação é em relação à VIP – Vacina Inativada, que protege contra a poliomielite, doença popularmente conhecida como paralisia infantil. No país, há mais de trinta anos não há o registro de um novo caso de infecção provocada pelo vírus, mas, da mesma forma que o sarampo foi reinserido em território nacional, o temor é que esta doença também volte. 

Todas as unidades de saúde possuem as doses disponíveis durante o dia todo, sendo o horário das salas de vacina, em sua maioria, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. 

Publicidade

Doses disponíveis na campanha multivacinação:

BGC 

Publicidade

Hepatite B 

Poliomielite (VIP – inativada) 

Poliomielite (VOP – atenuada) 

Rotavírus Humano G1P1 

Pentavalente 

Pneumocócica 10 valente 

Meningocócica C (conjugada) 

Febre Amarela 

Tríplice Viral 

Tetraviral 

Hepatite A 

DTP 

Difiteria e Tétano (dT) 

HPV 

Pneumocócica 23-valente 

Varicela 

Influenza 

dTpa (apenas para gestantes) 

O post Campanha para atualização de caderneta de crianças e adolescentes é prorrogada apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.