O Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande (CCEV) irá realizar neste sábado, 09 de Abril, uma ação itinerante com feira de adoção de cães e gatos, vacinação antirrábica e blitz educativa em alusão a campanha Abril Laranja.
A campanha é um movimento mundial destinado ao combate aos crimes de maus-tratos a animais. A ação ocorre das 08h às 11h na Avenida Mato Grosso, 2.795, no estacionamento do McDonalds.
Dentre as práticas previstas como crime contra animais, há maus-tratos, crueldade e o abuso. São considerados maus-tratos as ações e omissões que provoquem dor ou sofrimento aos bichos.
A crueldade animal caracteriza-se por submetê-los a uma forma continuada de maus-tratos, enquanto o abuso é qualquer ato de manipulação desnecessária ou incorreta dos animais que resultem em prejuízos físicos ou psicológicos, incluindo abuso sexual.
Em caso de constatação de práticas de maus-tratos contra os animais, a população pode denunciar ao CCZ, através dos número 3313-5000 e 3313-5001, ou na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), pelo número (67) 3325-2567.
Adoção - o serviço de adoção funciona de maneira permanecente no CCZ. O interessado em adotar um animalzinho deve comparecer ao órgão munido de um documento pessoal com foto, ser maior de idade e ciente sobre as suas responsabilidades ao adotar um animal, o qual será orientado no ato da adoção.
O adotante recebe um documento com carimbo e assinatura de um médico veterinário com orientações e ao mesmo tempo serve como um comprovante de adoção.
A visitação para adoção está aberta permanentemente de segunda a sexta, das 17h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Os serviços do CCZ acontecem nos sete dias da semana: vacinação antirrábica, recolhimento urgente de animais (cães e gatos atropelados, agressores), recolhimento de morcegos e as castrações agendadas são alguns dos serviços oferecidos.
(Com informações da Prefeitura)
O post CCZ realiza ação da campanha “Abril Laranja” neste sábado apareceu primeiro em Diário Digital.