Diretor de centro de imunização ressalta a importância de manter a vacinação em dia
Em entrevista para o programa Noticidade Primeira Edição, da Rádio FM Cidade 97, o diretor técnico da Imunitá Vacinas, Dr. Alberto Jorge Félix, ressaltou a importância de manter a carteira de vacinação em dia, principalmente as pessoas de faixa etária prioritárias. "Para todas as faixas etárias existem vacinas específicas que são extremamente importantes, não só […] O post Diretor de centro de imunização ressalta a importância de manter a vacinação em dia apareceu primeiro em Diário Digital.
Diário Digital|Do R7
Em entrevista para o programa Noticidade Primeira Edição, da Rádio FM Cidade 97, o diretor técnico da Imunitá Vacinas, Dr. Alberto Jorge Félix, ressaltou a importância de manter a carteira de vacinação em dia, principalmente as pessoas de faixa etária prioritárias. "Para todas as faixas etárias existem vacinas específicas que são extremamente importantes, não só a da Covid, como também a da hepatite, meningite, pneumonias, catapora. A gente nasce recebendo vacina." disse o doutor.
Sobre a vacinação infantil, Alberto Jorge acredita que as crianças também merecem ser imunizadas, e que não fazê-lo é um ato de irresponsabilidade. " A gente sabe que as vacinas, a partir do momento em que são liberadas pelo órgão regulatório de um país, no nosso caso a ANVISA, são vacinas eficazes e seguras. Então, por que não vacinarmos as nossas crianças? É no mínimo um ato irresponsável dos cuidadores das crianças", afirma.
Além das crianças, outro grupo que precisa manter as vacinas em dia é o dos idosos. Segundo Félix, pessoas com mais de 60 anos de idade iniciam uma fase em seu organismo chamada imunossenescência, em que a imunidade natural do organismo começa a diminuir. "É muito importante que as pessoas da terceira idade também fiquem muito atentas a sua vacinação. Para uma pessoa após os 60 anos, tem a vacina da pneumonia específica, do herpes zoster, a vacina do tétano que deve ser colocada em dia. As pessoas idosas são mais vulneráveis de maneira geral."
Muitas pessoas têm medo das reações posteriores a vacinação. De acordo com Dr. Alberto, muitas vacinas não dão reação, mas algumas, inclusive a da Covid, podem causar um certo desconforto, como dor de cabeça, dores no corpo e sensação de fraqueza. Porém, são sintomas completamente normais. "É uma coisa provisória, esperada e absolutamente normal", afirma ele. "Para casos de reação pós vacina, o procedimento é tomar um analgésico e aguardar", completa.
O diretor técnico também fez um alerta para a vacinação de grávidas e pacientes com câncer. "Pacientes com câncer e grávidas devem evitar vacinas com vírus vivo". Além disso, qualquer pessoa com quadro infeccioso, viral ou bacteriano com sintoma de febre, não deve tomar vacina.
Sobre o tempo de espera entre uma vacina e outra, crianças de 5 a 11 anos que tenham tomado a vacina da Covid-19 devem esperar um intervalo de 15 dias para tomar qualquer outra vacina. Para pessoas com mais de 12 não é necessário esperar. Crianças com qualquer síndrome genética não possui contra indicações para nenhuma vacina. Inclusive devem se vacinar e manter a carteira de vacinação em dia.
Alberto Jorge destacou algumas diferenças entre as campanhas de vacinação feitas pelo Sistema único de Saúde (SUS), e as vacinas aplicadas em redes privadas. "Campanhas da influenza pelo SUS, normalmente têm faixas etárias especificas, que são as faixas etárias prioritárias, crianças, imunodeficientes, gestantes, idosos. A vacina das clinicas privadas é feita para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade independente da sua idade. Além disso, ela possui um diferencial, ela protege de mais um vírus, a vacina da rede privada é quadrivalente e a da rede pública é trivalente, embora as duas sejam vacinas excelentes." ressaltou.
Além da vacina contra a influenza, podem ser encontradas na Imunitá Vacinas, a da BCG, vacinas da hepatite A, hepatite B, tétano, coqueluche, difteria, vacina antipneumocócica, rota vírus, meningite, febre amarela, catapora, e muitas outras. O centro de imunização conta com sua própria carteira de vacinação específica, além da imunização por faixa etária.
O post Diretor de centro de imunização ressalta a importância de manter a vacinação em dia apareceu primeiro em Diário Digital.















