Diário Digital Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta em Campo Grande

Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta em Campo Grande

O Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 23 de outubro com palestras, oficinas literárias e música para todos os tipos de público. O Festival será realizado no Sesc Cultura e, também, na Biblioteca Isaias Paim, em Campo Grande.  Idealizado pelo escritor Samuel Medeiros o projeto tem curadoria da […] O post Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta em Campo Grande apareceu primeiro em Diário Digital.

O Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 23 de outubro com palestras, oficinas literárias e música para todos os tipos de público.

O Festival será realizado no Sesc Cultura e, também, na Biblioteca Isaias Paim, em Campo Grande. 

Idealizado pelo escritor Samuel Medeiros o projeto tem curadoria da professora Rosa Zanelatto Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como objetivo fazer um recorte da literatura indígena brasileira.

Vale ressaltar que o projeto é incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), do Governo do Estado de MS.

O eixo curatorial do festival está focado na temática indígena, e para isso foram convidados para ministrar as palestras os professores Daniel Munduruku (SP), Graciela Chamorro (Dourados/MS) e Gleycielle Nonato (Coxim/MS).

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Graciela Chamorro (Foto: Divulgação)

O público interessado em aproximar-se das práticas da linguagem da literatura indígena podem se inscrever nas oficinas disponíveis (veja abaixo) que serão ministradas pela escritora Julie Dorrico (RO) e pelos professores/escritores Raquel Naveira e Wellington Furtado, ambos de Campo Grande.

Programação

PALESTRAS

SESC CULTURA, 19h (Abertura do Festival)

·      20/10  - Escritora e poeta Gleycielle Nonato (Coxim/MS)

Tema – “Regionalismo e oralidade, no âmbito da literatura indígena”.

·      21/10 - Escritora e professora Dra. Graciela Chamorro da UFGD (Dourados/MS)

Tema -  “Palavras que curam; rituais e cantos terapêuticos Kaiowá”.

·      22/10 - Escritor Daniel Munduruku (SP)

Tema: “A nova linguagem da literatura indígena”. 

OFICINAS

Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim

·      21/10 -  Das 15h às 18h – Oficina literária com o professor Wellington Furtado da UFMS.

Tema: “A criação poética – um caminho pela arte de compor e dizer poesia” 

·      22/10 – Das 09h às 12h – Oficina literária com a professora Raquel Naveira, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Tema: “Oficina poética sobre o idioma guarani”

·      23/10 – Das 09 às 12hs – Oficina literária com a escritora Julie Dorrico de Porto Velho.

Tema: “A literatura estética – o Boto e o Curupira”.

SHOW MUSICAL

·      22/10  no Átrio do Sesc Cultura, 20h

Grupo de Rap Indígena BRÔ MC’s de Dourados/MS.

- Entrada gratuita em todas as atividades.

- Público máximo por palestra, 60 pessoas

- Público máximo nas oficinas: 20 pessoas

- Público máximo para o show musical – 80 pessoas

O post Festival da Literatura Indígena começa nesta quarta em Campo Grande apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas