Diário Digital Fotografias feitas por crianças retratam cotidiano na periferia da Capital

Fotografias feitas por crianças retratam cotidiano na periferia da Capital

O "Projeto Nosso Olhar: Fotografia para a Cidadania" leva cursos de fotografia para crianças de regiões periféricas do MS e além das câmeras, os participantes aprendem sobre vida, família e humanidade. Neste ano, está com a exposição das oficinas dessa edição no bairro Jardim Noroeste em Campo Grande (MS). Desde 2002, as fotógrafas Elis Regina […] O post Fotografias feitas por crianças retratam cotidiano na periferia da Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

O "Projeto Nosso Olhar: Fotografia para a Cidadania" leva cursos de fotografia para crianças de regiões periféricas do MS e além das câmeras, os participantes aprendem sobre vida, família e humanidade.

Neste ano, está com a exposição das oficinas dessa edição no bairro Jardim Noroeste em Campo Grande (MS).

Desde 2002, as fotógrafas Elis Regina Nogueira e Vânia Jucá levam cursos aos pequenos, ensinando-os o olhar sobre a fotografia, sobre o cotidiano e a como se expressar através de uma câmera simples de celular.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Exposição revela cotidiano das crianças (Foto: Divulgação/ Assessoria)

A ideia surgiu quando as profissionais foram convidadas por uma escola da capital para oferecer um curso aos alunos. Elas sentiram a necessidade e o desejo de levar esse projeto para aqueles que não tinham condições de ter essa formação.

A primeira oficina do "Nosso Olhar" ocorreu no bairro Aero Rancho, depois no Tiradentes, nas unidades de Unei, Carvoaria e também nas comunidades do Pantanal, desafio do qual Elis fala com muito carinho.

"A gente improvisava os cenários na aldeia e achávamos que eles não entendiam, porque alguns nem falavam português direito. Alguns tinham 4 ou 5 anos de idade e pra nossa surpresa entendiam e faziam as fotos", diz ela relatando sua experiência com os filhos de peões da região na Escola Pantaneira.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Abertura da exposição (Foto: Divulgação/ Assessoria)

O trabalho das fotógrafas é gratificante. As crianças têm uma curiosidade nata e uma pureza no olhar para transmitir sua realidade pelas imagens.

"Não devemos subestimar", alerta Elis, com quase 22 anos de profissão, que se encanta com as produções das oficinas.

Neste ano, foram atendidas 58 crianças e a pandemia exigiu um maior cuidado com a higiene. Todos os dias os alunos recebiam uma máscara descartável para usar durante a aula.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Espaço onde eram realizadas as aulas (Foto: Divulgação)

O projeto também contou com a parceria do curso de geografia da UFMS que explicou às crianças como enxergar o cotidiano e sobre geografia humana, ou seja, o sentimento de pertencer a um lugar.

"Não falamos só de técnica, mas de expressão autoral, cidadania, para elas entenderem o que é pertencimento à sociedade", revela Elis e acrescenta:

"Fotografia é história, é arte, denúncia. É como expressar sua realidade".

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Elis Regina acredita que o projeto planta uma semente na vida das crianças (Foto: Divulgação)

Toda a ação só foi possível com a ajuda da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FIC), que financiou essa edição. Além das crianças, toda uma equipe é montada para atendê-las, gerando empregos.

"Não é barato, a gente depende desses editais", conta a fotógrafa.

Ao todo, foram 4 turmas com crianças de 7 a 10 anos e 1 turma de 7 a 15 anos. Todas receberam certificados com as horas do curso.

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Fotografia de um dos alunos do projeto (Foto: Divulgação)

No início do próximo ano, a exposição ganhará os olhares do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.

Elis relata que nas exposições as pessoas ficam muito impactadas com a realidade das crianças e impressionadas com as fotos feitas com a câmera de celular.

Neste mês, a exposição está na sede da Associação Amigos de Maria, que há mais de 8 anos ajuda famílias do bairro. Para quem quiser prestigiar, o endereço é Rua Indianápolis, 2020, Jardim Noroeste.

Confira mais imagens feitas pelos alunos na galeria abaixo:

Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital
Diário Digital

Diário Digital

Diário Digital

O post Fotografias feitas por crianças retratam cotidiano na periferia da Capital apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas