Guarda é capacitada para atender mulheres vítimas de violência
Reafirmando o compromisso com as Políticas Públicas para as Mulheres, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) e a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) concluiu nesta quinta-feira (17), uma capacitação para os profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o tema: “O atendimento às […] O post Guarda é capacitada para atender mulheres vítimas de violência apareceu primeiro em Diário Digital.
Diário Digital|Do R7
Reafirmando o compromisso com as Políticas Públicas para as Mulheres, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu) e a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) concluiu nesta quinta-feira (17), uma capacitação para os profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o tema: “O atendimento às mulheres em situação de violência na Segurança Pública Municipal”.
O curso teve por objetivo promover a ampliação do conhecimento a respeito da violência contra as mulheres e o aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência na capital.
A subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, reforçou que a Guarda Municipal está sempre em formação para atender às mulheres vítimas de violência e agradeceu a participação de todos.
“Quero agradecer a participação e interação de todos. Obrigada pelas contribuições, reflexões e sugestões. Nós observamos o compromisso da GCM, através também da Patrulha Maria da Penha, e vemos que eles vão muito além das suas atribuições para poder prestar um bom serviço para a população campo-grandense, especialmente para as mulheres vítimas de violência”, frisou.
A GCM atua na Casa da Mulher Brasileira, por meio da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento das medidas protetivas, garantindo o cumprimento da Lei Maria da Penha.
“Fazemos visitas domiciliares e contatos telefônicos, assegurando uma proximidade e um cuidado com as mulheres. Esse treinamento é muito importante pois todos ouvem falar da Lei Maria da Penha, mas poucos conhecem de fato. Trazer esse assunto abre a nossa mente e faz com que tenhamos uma visão diferente, nos ajudando a prestar um atendimento qualificado”, ressaltou a gerente da Patrulha, Tatiana Silva Lima.
O curso tratou de temas como: violência de gênero, violência doméstica e familiar contra as mulheres, importunação sexual, feminicídio, medidas protetivas de urgência, acolhimento e humanização no atendimento, entre outros.
O Guarda Municipal, Ricardo Alexandre, trabalha há 13 anos na área e destacou o aprendizado obtido por meio do curso. “Esse conteúdo me chamou muita atenção, muitas vezes nós homens não temos noção do quanto este assunto é complexo e através desta capacitação enxergamos o que tem acontecido. A gente sai daqui muito mais preparado e tendo consciência de como podemos fazer para ajudar a sociedade a enfrentar este problema”, afirmou.
A capacitação foi realizada no Auditório da Sectur, entre os dias 11 e 17 de março, com carga horária de 20 horas. A próxima turma está prevista para ocorrer nos dias 12, 13,18,19 e 25 de abril.
Participaram da capacitação como ministrantes, representantes da Semu, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Saúde, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de MS.
O post Guarda é capacitada para atender mulheres vítimas de violência apareceu primeiro em Diário Digital.