Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IEL dá dicas para preparar um bom currículo

O currículo é uma breve apresentação do candidato com pretensões em relação a uma vaga no mercado de trabalho. Para quem almeja uma boa colocação, ele pode ser a chave para abrir a porta tão esperada. Porém, muitos temem prepará-lo ou não sabem por onde devem começar transformando o currículo em um bicho de sete […] O post IEL dá dicas para preparar um bom currículo apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital|

O currículo é uma breve apresentação do candidato com pretensões em relação a uma vaga no mercado de trabalho. Para quem almeja uma boa colocação, ele pode ser a chave para abrir a porta tão esperada.

Porém, muitos temem prepará-lo ou não sabem por onde devem começar transformando o currículo em um bicho de sete cabeças ao invés de ser uma ferramenta eficaz para obter um emprego.

Para ajudar essas pessoas, a coordenadora da área de desenvolvimento de carreira do IEL, Rosângela Ramos, explica que não adianta produzir um material com várias páginas, se nada do que estiver ali interessa ao contratante.

“Muitas pessoas até têm uma boa qualificação, mas são eliminadas logo na apresentação do currículo. Quanto mais objetivo e focado na área que o candidato almeja, mais chances existem de conseguir uma entrevista”, aconselhou.

Publicidade

Ela reforça que é importante o candidato estar atento às novidades relacionadas com sua área de interesse, bem como participar de eventos, capacitações e manter o o currículo devidamente atualizado.

“Isso garante uma melhor colocação na hora da contratação” orientou, completando que, na prática, é preciso iniciar a apresentação com os dados pessoais para que o contratante possa encontrar facilmente o candidato se houver interesse da empresa em conhecê-lo melhor.

Publicidade
Diário Digital
Diário Digital Diário Digital

Rosângela Ramos pontua que é preciso deixar claro de imediato o cargo de interesse.

“As informações sobre formação, cursos, especializações e treinamentos recentes também são fundamentais na apresentação, sempre citando as datas e períodos das capacitações. No histórico profissional o ideal é salientar os cargos mais recentes e as experiências que mais tenham relação com a nova vaga que o candidato pretende conquistar”, revelou.

Publicidade

Outra dica importante na hora de formular o currículo é ser extremamente honesto nas informações.

“Lembre-se que caso haja a oportunidade de fazer uma entrevista cada informação descrita na apresentação será confrontada e se o candidato não for sincero pode ter um momento de grande desconforto”, alertou a coordenadora da área de desenvolvimento de carreira do IEL.

Ela explica ainda que se o candidato puder agendar uma reunião ou marcar a entrega direto para o supervisor ou responsável pela vaga as chances também aumentam, já que ele demonstra responsabilidade, atitude e tem a chance de se apresentar melhor e agregar valor as informações contidas no currículo.

Para os jovens que desejam a primeira colocação profissional, outro caminho interessante é o estágio. O IEL faz essa ponte entre estudantes, empresas e instituições de ensino para encaminhar os jovens interessados em uma vaga no mercado de trabalho.

Para ajudar o candidato, o IEL preparou um modelo de currículo simples e bem fácil de preencher, para baixar basta clicar no link http://www.ms.iel.org.br/desenvolvimento-de-carreira/candidatos/programa-de-estagio/7 e completar com as suas informações.

O post IEL dá dicas para preparar um bom currículo apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.