Diário Digital Mineradora Vale suspende atividades na mina Urucum em Corumbá

Mineradora Vale suspende atividades na mina Urucum em Corumbá

A ocorrência de uma fissura que surgiu em uma rocha no interior de uma mina subterrânea localizada na Mineradora Urucum, administrada pela empresa Vale, levou a mineradora adotar a suspensão das atividades no local por questões de segurança. Segundo informações da própria empresa, as medidas, a princípio terão duração até o mês de dezembro deste […] O post Mineradora Vale suspende atividades na mina Urucum em Corumbá apareceu primeiro em Diário Digital.

A ocorrência de uma fissura que surgiu em uma rocha no interior de uma mina subterrânea localizada na Mineradora Urucum, administrada pela empresa Vale, levou a mineradora adotar a suspensão das atividades no local por questões de segurança.

Segundo informações da própria empresa, as medidas, a princípio terão duração até o mês de dezembro deste ano. A empresa reforça ainda que nenhum funcionário teria ficado ferido.

De acordo com nota encaminhada pela Vale, as operações da mina subterrânea de Urucum, permanecerão paralisadas para investigação e adoção de providências relativas ao desprendimento de material ocorrido no último domingo (dia 14), em uma das frentes de operação.

“Neste período, o local estará acessível apenas para atividades essenciais livres de riscos, como inspeção geotécnica e monitoramento do sistema de bombeamento, visando a segurança de todos os envolvidos. Os empregados próprios e contratados que atuam na operação da mina serão, temporariamente, remanejados para outras atividades”, informou a Vale.

O Sintrexcol (Sindicato Extrativo de Corumbá/Ladário) classificou o fato como “acidente gravíssimo”, pois a situação colocou a vida de trabalhadores em risco. No mês passado, o sindicato já havia relatado acidente com desplacamento de rocha (movimento ocasionado pelo desprendimento de fragmentos) na Marisa 34, entre a travessa 105 à 107, na galeria da mina Urucum.

O fato ocorreu na manhã do dia 14 de outubro deste ano, durante atividade de limpeza de minério. Na ocasião, o presidente da entidade sindical, Jessé do Carmo, relatou que o material a ser transportado chegou a ficar coberto devido ao desplacamento da rocha. Ele ainda lembrou que em 2014, nesse mesmo local, aconteceu uma inundação.

Segundo a Vale, a produção da mina de Urucum gira em torno de 2.5 milhões de toneladas de minério de ferro e cerca de 800 mil toneladas de manganês. O produto é exportado para a Argentina e países europeus.

(Com informações Folha MS)

O post Mineradora Vale suspende atividades na mina Urucum em Corumbá apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas