Diário Digital Propostas ao novo plano da área central serão estudadas para virar lei

Propostas ao novo plano da área central serão estudadas para virar lei

Exemplo de que uma cidade se constrói com a participação de todos, é a elaboração do novo Plano Local de Desenvolvimento da Área Central, onde a população participou ativamente das rodas de conversa realizadas nos dias 19 e 20 de maio. A Prefeitura Municipal ouviu sugestões para tornar o centro cada vez mais dinâmico, com […] O post Propostas ao novo plano da área central serão estudadas para virar lei apareceu primeiro em Diário Digital.

Exemplo de que uma cidade se constrói com a participação de todos, é a elaboração do novo Plano Local de Desenvolvimento da Área Central, onde a população participou ativamente das rodas de conversa realizadas nos dias 19 e 20 de maio.

A Prefeitura Municipal ouviu sugestões para tornar o centro cada vez mais dinâmico, com fortalecimento na habitação, economia, valorização do patrimônio cultural e requalificação de espaços públicos.

O Plano vigente foi elaborado em 2010, por meio da Lei complementar nº 161, com 94 diretrizes nas áreas urbanística, econômica, administrativa e legislativa. Com a atualização, o objetivo é agregar propostas feitas pela própria sociedade nesta nova redação.

A roda contou com propostas de diversos setores. Moradores citaram a importância de incentivos fiscais para a região central, inclusive para a habitação. Para a cultura, lembraram da Lei do Silêncio como entrave para o funcionamento de bares e restaurantes no período noturno, já que a necessidade de ocupação do centro durante a noite foi uma das propostas principais, devido à falta de opções de lazer e serviços.

A subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos e coordenadora do Programa Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin, também participou da roda de conversa e ressaltou a importância da colaboração popular. “Ajuda a gente a ter noção da vocação da área central, da economia criativa, da importância histórica”. Para ela, o fortalecimento do turismo na região pode ser uma chave para impulsionar o desenvolvimento local e a habitação.

Além das rodas de conversa, está disponível um formulário para sugestões de forma online. Para participar, basta acessar o site reviva.campogrande.ms.gov.br, abrir a aba “documentos” para se familiarizar com os diagnósticos de cada área já realizados, e mandar sua proposta. A próxima fase prevê um estudo sobre as sugestões enviadas e, posteriormente, a elaboração de um projeto de Lei que passará pelo Legislativo Municipal.

Uma das responsáveis pela revisão do Plano Local de Desenvolvimento da Área Central, a arquiteta e urbanista Neila Vieira, cita a requalificação da Rua 14 de Julho como exemplo de melhorias realizadas na cidade a partir do documento. Ela diz que o Plano precisa ser atualizado para garantir melhorias no microcentro e no corredor de Transporte Urbano da Rua Rui Barbosa.

“Esse Plano precisa ser atualizado, porque muitas informações já mudaram. Os próprios projetos executados deram uma cara nova para o centro. Então ele precisa de uma revisão, de acordo com a realidade”.

O post Propostas ao novo plano da área central serão estudadas para virar lei apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas