Semiaberto de Três Lagoas oferece ensino noturno dentro de presídio
Presidiários da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (CPITL), em Três Lagoas (MS), se destaca no Estado por ser a única de oferecer ensino noturno. As aulas são executadas pela Escola Estadual Dom Aquino Correa e é possibilitada graças ao empenho da direção do presídio e de toda a sua equipe. Esse pioneirismo […] O post Semiaberto de Três Lagoas oferece ensino noturno dentro de presídio apareceu primeiro em Diário Digital.
Diário Digital|Do R7
Presidiários da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (CPITL), em Três Lagoas (MS), se destaca no Estado por ser a única de oferecer ensino noturno.
As aulas são executadas pela Escola Estadual Dom Aquino Correa e é possibilitada graças ao empenho da direção do presídio e de toda a sua equipe.
Esse pioneirismo ocorre por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Estado de Educação (SED).
De acordo com o diretor da unidade prisional, José Antônio Garcia Sales, mediante à necessidade de ampliação da escolaridade, foi a saída encontrada para que os internos tivessem acesso ao ensino formal, já que quase todos os custodiados em regime semiaberto, em Três Lagoas, trabalham durante o dia, o que acabou atraindo um maior número de alunos para as salas de aula.
Em reconhecimento ao esforço de toda a equipe da Colônia Penal de Três Lagoas para disponibilizar ações educacionais noturnas, em uma unidade de regime semiaberto, foram feitas melhorias estruturais, prevendo ampliar a capacidade de atendimento.
“Antigamente tínhamos apenas uma sala de aula, porém, com o apoio do Conselho da Comunidade e Poder Judiciário, ampliamos mais duas salas de aula para que pudéssemos oferecer estudos desde as séries iniciais até a conclusão do Ensino Médio”, informa o dirigente, enfocando que todas as salas são climatizadas com ar condicionado.
Hoje, no presídio semiaberto de Três Lagos são atendidos 55 alunos, desde a alfabetização até o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
Além das aulas regulares, para este ano letivo, a coordenação da extensão escolar no presídio, com apoio do Conselho da Comunidade, irá desenvolver projetos educacionais como feira de ciências, torneios de futebol, palestras incentivadoras e outros.
Uma das metas deste ano do Setor Educacional da CPITL é a implantação também do projeto de Remição pela Leitura, com o intuito de motivar mais reeducandos a retornarem aos estudos.
(Com informações de Governo do Estado)
O post Semiaberto de Três Lagoas oferece ensino noturno dentro de presídio apareceu primeiro em Diário Digital.















