O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) recebeu nesta sexta-feira, 9 de Outubro, o Tamanduá-bandeira adulto que foi resgatado das queimadas do Pantanal, na noite de quinta-feira (8). Um grupo de voluntários de Corumbá (MS), o encontrou na Estrada Parque do Pantanal.
Na data, o animal chegou no centro com queimaduras de segundo e terceiro grau nos membros inferiores, no qual, apresentava um estágio alto de dor. O tamanduá está sob a guarda do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e, sendo tratado com analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, irá receber o novo tratamento inédito que é a utilização de pele de tilápia nas partes inferiores para que possa assim, acelerar o processo cicatricial das patas do animal.
Segundo o médico veterinário do CRAS, Lucas Cazati, cada animal demora um certo tempo para melhorar. "No caso do tamanduá-bandeira, acredito que o tratamento irá durar uns dois meses para termos algum resultado positivo das queimaduras", concluiu.
Por fim, Lucas relatou que esse é o primeiro animal sendo atendido pela queimadas do Pantanal no Centro. "Já tiveram outros animais que vieram das nascentes do rio Taquari, que não tratava-se de um animal com queimadas, mas eram animais encontrados sem os pais. Tem a hipótese, que por causa das queimadas, eles tenham se desencontrando e seguindo rumos diferentes. Mas, todos estão sendo tratados no CRAS".
Diário Digital
Diário DigitalDiário Digital
Diário Digital(Foto: Marco Miatelo)
Diário Digital
Diário DigitalDiário Digital
Diário Digital(Foto: Guilherme Pimentel)
Diário Digital
Diário DigitalO post Tamanduá é resgatado das queimadas no Pantanal e será tratado com pele de tilápia apareceu primeiro em Diário Digital.