Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Uso de vape é prejudicial à saúde: Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta para os riscos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma nota, neste sábado (26), informando sobre os riscos do uso de cigarro eletrônico, popularmente conhecido como vape, à saúde. Seu uso vem crescendo entre os jovens.  O equipamento, que é proibido no Brasil, gera partículas que conseguem ultrapassam a barreira dos alvéolos pulmonares e entram na corrente […] O post Uso de vape é prejudicial à saúde: Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta para os riscos apareceu primeiro em Diário Digital.

Diário Digital

Diário Digital|Do R7

  • Google News

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma nota, neste sábado (26), informando sobre os riscos do uso de cigarro eletrônico, popularmente conhecido como vape, à saúde. Seu uso vem crescendo entre os jovens. 

O equipamento, que é proibido no Brasil, gera partículas que conseguem ultrapassam a barreira dos alvéolos pulmonares e entram na corrente sanguínea, provocando inflamação.


“Muitas vezes, quando a inflamação acontece na parede do endotélio, que recobre as artérias, ele pode ser lesionado e deflagrar eventos cardiovasculares agudos, como infarto e síndrome coronariana aguda. A nicotina também tem influência no coração, porque aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial”, explica Jaqueline Scholz, especialista da SBC em ações contra o tabagismo. 

Segundo a nota da SBC, países que adotaram esses produtos, tiveram um crescente aumento de eventos cardiovasculares na população abaixo de 50 anos de idade. 


Antes da pandemia de Covid-19, os Estados Unidos registraram 2.800 internações e 68 óbitos de jovens, 70% deles tinham menos de 34 anos de idade. Os usuários foram diagnosticados com a síndrome Evali, sigla em inglês para doença pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico.

Hoje, sabe-se que a mistura que mais causa Evali é composta por vitamina E, THC (principal componente ativo da maconha) e nicotina. Em 30% dos usuários, a utilização somente da nicotina já foi capaz de causar a doença.


“Diferentemente do cigarro convencional, que demora às vezes 20 ou 30 anos para manifestar doenças no usuário, o cigarro eletrônico, que prometia segurança, foi capaz de matar jovens rapidamente”, aponta Jaqueline.

Sobre o narguilé, especialista afirma que é diferente, por ser um tabaco que sofre combustão, aquecido com carvão. No entanto, também é uma substância que traz danos à saúde, além do risco de contaminação ao ser compartilhado entre os usuários. 


Estudos - os vapes surgiram para fumantes de cigarro convencional que utilizavam o cigarro eletrônico em caso de restrições ou na tentativa de fazer a migração.

Já na terceira e quarta gerações dos vapes, o número de usuários exclusivos aumentou. Isso fez com que as evidências em relação aos seus efeitos ficassem mais claras de serem analisadas. 

Já há estudos que indicam que os vapes podem levar substâncias cancerígenas para a bexiga, gerar disfunção endotelial, aumento do risco cardiovascular, além de piorar e desencadear asma brônquica.

Além disso, os vapes não ajudaram a parar a prática do fumo. Aquelas que passaram a usar o cigarro eletrônico continuaram dependentes da nicotina.

Ainda segundo a nota, o percentual de indivíduos que utilizam o produto e conseguem largá-lo definitivamente é igual ao daqueles que tentam parar de fumar sem usar outro método: 3% a 5%. 

Para ela, do ponto de vista de engrandecimento humano, civilizatório, não há nenhuma vantagem no uso dos cigarros eletrônicos, pelo contrário. “É um equívoco enorme pensar em liberar esse produto”, enfatiza a especialista da SBC.

Sociedade Brasileira de Cardiologia - fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, a SBC tem mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

O post Uso de vape é prejudicial à saúde: Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta para os riscos apareceu primeiro em Diário Digital.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.