Enchentes no RS: 18 escolas municipais de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda
Até a próxima quarta-feira, 36 instituições da rede vão retomar calendário letivo, anuncia prefeitura da capital gaúcha
Cidades|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Brasil
Depois de três semanas fechadas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, 36 escolas municipais de Porto Alegre devem retomar as aulas nesta semana. Segundo a prefeitura, 18 unidades da rede municipal retomam as aulas nesta segunda-feira (20), 14 unidades retomarão as atividades regulares na terça-feira (21) e 4 escolas na quarta-feira (22). A Secretaria Municipal de Educação determinou o retorno das aulas em todas as escolas que não foram diretamente atingidas pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica. Clique aqui e confira a lista das escolas.
LEIA MAIS
“Além da retomada das nossas unidades próprias, mais de 100 escolas de educação infantis conveniadas à prefeitura também entram em funcionamento na segunda-feira. Cerca de 50% dos nossos alunos retornarão às aulas normalmente”, acrescentou o secretário da pasta, José Paulo da Rosa.
Os servidores diretamente afetados pelas enchentes não precisarão retornar ao trabalho nesse primeiro momento. “Assim como alinhamos a abertura das escolas que estão em condições, contamos com a atuação dos servidores que estão aptos a atuar neste momento de acolhimento”, completou o secretário.
A orientação da secretaria é que, nesse primeiro momento, as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas e garantam o acolhimento e as refeições dos estudantes. A ausência de alunos poderá ser justificada no caso dos atingidos pelas cheias.
“Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 conveniadas foram atingidas; 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura; e outras 11 próprias e 53 conveniadas têm danos como destelhamentos parciais e infiltrações”, informou a prefeitura, acrescentando que 3 escolas próprias estão funcionando como abrigos.
Escolas estaduais
Do total de 2.340 escolas estaduais, 1.680 já voltaram às aulas, o que representa (71,7%). Outras 660 (28,3%) continuam sem aulas, sendo 491 sem nem mesmo data prevista para o retorno, segundo boletim do estado publicado neste domingo (19).
O governo do Rio Grande do Sul informou que 1.058 escolas foram afetadas pelas chuvas em 248 municípios. Ao todo, 378 mil estudantes estão impactados e 570 escolas foram danificadas pelas enchentes. As escolas danificadas somam 219 mil alunos matriculados. Outras 86 escolas estaduais foram transformadas em abrigos.
Devido a essa situação, o Ministério da Educação dispensou as escolas de ensino fundamental, médio e de educação superior de cumprir o mínimo de dias efetivos de trabalho nas escolas, desde que cumpram a carga horária mínima anual. Já a educação infantil foi dispensada de cumprir os dias efetivos e a carga horária mínima.