Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Anac autoriza empresas aéreas a cobrar por bagagens a partir de março de 2017

Anac autoriza empresas aéreas a cobrar por bagagens a partir de março de 2017

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2

Foto: Divulgação

As companhias aéreas poderão cobrar a partir do dia 14 de março de 2017 pelo despacho das bagagens para voos nacionais e também internacionais. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na manhã desta terça-feira (13) e as empresas terão a liberdade para determinar o peso de cada mala ou até mesmo se o passageiro não terá direito a bagagem alguma.

Ainda de acordo com a Anac, cada empresa aérea poderá definir o preço das bagagens despachadas ou vender passagens que já incluam o serviço. Em relação a bagagem de mão a Agência determinou que o limite máximo será de 10 quilos, o dobro do que é permitido atualmente.

A assistência aos passageiros em casos de atraso ou cancelamento de voos por “força maior imprevisível”, como má condição do clima, por exemplo continua mantido.


Os passageiros passam a ter o direito de desistir da compra da passagem em até 24 horas, desde que elas tenham sido compradas com sete dias de antecedência, no mínimo. 

Ainda no ‘pacote de mudanças’, os passageiros ganharam a garantia da correção gratuita do nome por erros de grafia e compensações se a empresa vender mais assentos que a capacidade do voo. 

Se a bagagem do passageiro for extraviada, o valor mínimo de indenização foi retirado, mas as empresas estão obrigadas a concederem uma ajuda de custo para que o passageiro tenha condições de comprar itens essenciais. Com a mudança, as empresas têm sete dias para localizar uma bagagem extraviada. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.