Após decisão da Justiça, manifestantes desocupam prédio do Ifes em Vitória
Após decisão da Justiça, manifestantes desocupam prédio do Ifes em Vitória
Folha Vitória|Do R7
Foto: Reprodução Facebook
O campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Jucutuquara, em Vitória, foi desocupado, na tarde desta quarta-feira (02). A desocupação se deu após a Justiça Federal determinar, na tarde de terça-feira (01), que os estudantes, que estavam na unidade há dois dias, deixassem o local em um prazo de 24 horas.
A liminar, assinada pelo juiz Alexandre Miguel, da 1ª Vara Federal Cível do Espírito Santo, atende a um pedido de reintegração de posse da instituição, feito pela Advocacia-Geral da União. Caso os ocupantes desobedecessem à decisão judicial e não deixassem o campus do Ifes de maneira voluntária, a desocupação poderia acontecer com a ajuda da polícia.
De acordo com a assessoria de comunicação do Ifes, cerca de 15 a 20 pessoas ainda estavam na instituição, na tarde desta quarta-feira, e deixaram o local voluntariamente. Na segunda-feira, cerca de 40 pessoas iniciaram a ocupação, mas, nesse período, houve muita movimentação de pessoas no local.
Sedu diz que 62 escolas estão ocupadas
Após a desocupação, foi formada uma comissão, composta por servidores e alunos da instituição, que acompanhará uma vistoria que será feita no campus, ainda nesta quarta-feira, para verificar se houve algum dano às instalações do local.
Em protesto contra a decisão da Justiça, alguns dos estudantes que ocupavam a instituição saíram em passeata, em direção à sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá, em Vitória. O grupo é acompanhado de perto pela Polícia Militar.
Ainda de acordo com a assessoria do Ifes, com a desocupação do campus de Jucutuquara, as aulas na unidade serão retomadas já nesta quinta-feira (03). As atividades administrativas já haviam sido retomadas na instituição desde terça-feira.