Folha Vitória Com alta no setor, mercado de seguros tem crescimento de 18% em 2022

Com alta no setor, mercado de seguros tem crescimento de 18% em 2022

Para garantir que os planos para os próximos meses sejam cumpridos, é preciso se prevenir contra os possíveis imprevistos e emergências...

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO

No início do ano as pessoas querem garantir que os planos para os próximos meses sejam cumpridos. E uma das formas de garantir isso é se prevenir contra os possíveis imprevistos e emergências que podem acontecer a qualquer momento. Por isso, o número de pessoas que procuram seguradoras vem crescendo ao longo dos últimos anos. Em 2022, a alta no setor foi de 18% em relação a 2021.

Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras Gerais (CNSeg), a procura pelo seguro para viagens, por exemplo, chegou a triplicar no primeiro semestre de 2022. Os dados refletem a recuperação do setor de turismo após o ápice da pandemia de Covid-19 e especialistas também preveem a continuidade do crescimento em 2023.

“No Seguro Viagem a principal função é a garantia de proteção e assistência durante todo o passeio. O ideal é sempre contratar o seguro viagem, uma vez que, dependendo do destino, como no exterior, ele será obrigatório. Assim, essa é uma forma de não se frustrar com problemas desse tipo”, explica Erlivaldo Bandeira, consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste.

Além do seguro viagem, o residencial também vem crescendo entre os brasileiros. Ainda segundo a CNSeg, com base em setembro de 2022, a arrecadação foi recorde, somando R$ 433,3 milhões, uma alta de 24,5% em relação a 2021. No acumulado do ano o valor chegou a R$ 3,3 bilhões (alta de 16,9%).

Erlivaldo explica que esse crescimento se deve ao pacote de benefícios e garantias da modalidade e ao aumento das atividades realizadas em casa, como os trabalhos home office, por exemplo.

“É um apoio para o segurado no dia a dia para eventuais problemas que podem acontecer na residência. Basicamente, trata-se de um produto que vai resguardar o patrimônio, garantindo uma indenização em caso de eventuais sinistros que causem prejuízos, de acordo com o que está estipulado na apólice”, afirma o consultor.

Com mais de 6,4 milhões de associados no país, o Sicredi conta com mais de 100 mil seguros contratados até novembro de 2022 somente na Central Norte/Nordeste, que engloba 10 estados (9 do Nordeste e mais o Pará).

A cooperativa realiza ações de estímulo aos associados para adesão aos pacotes de seguros. “Sempre próximo aos meses de dezembro, janeiro, maio e junho, existem ofertas com foco no seguro viagem e o seguro residencial, devido à sazonalidade”, conta Erlivaldo Bandeira.

Últimas