Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Conheça a história das tranças nagô, estilo de penteado afro

Também conhecido como "tranças raiz" ou "tranças rasteira", penteado é feito rente a raiz dos fios tanto por mulheres, quanto por homens...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Você já ouviu falar em "tranças nagô"? O modelo de penteado é uma alternativa versátil para as pessoas com cabelo crespo ou cacheado que procuram um visual bonito e um toque ancestralidade.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A trança nagô, também conhecida como "tranças raiz" ou "tranças rasteira" é um tipo de trança afro popular. A cabelereira Caroliny Donato explica que esse o penteado nesse estilo é feito rente a raiz dos fios. Ele tem origem na cultura africana.

"As tranças nagô eram utilizadas para desenhar rotas de fugas para os quilombos. Nagô é o dileto Jejê, assim é chamado os falante da língua Iorubá, como foi denominado pelo traficantes de escravos. As tranças são testemunhas da resistência", disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mini queridos: filhos de famosos esbanjam carisma nas redes sociais

Caroliny conta que, para planejar fugas das fazendas e casas onde os negros eram escravizados, as mulheres se reuniam para pentear as crianças e faziam nas cabeças delas indicações de saídas e caminhos de escape.

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Caroliny explica que esse tipo de penteado tem gerado discussões sobre como a indústria da moda utiliza um símbolo de resistência para gerar lucro. Ela também destaca o apagamento histórico e a apropriação cultural por trás das tranças.

"O significado é forte e íntimo para aqueles que conhecem a história. O que antes era visto como sujo e marginalizado, hoje quando utilizados por mulheres brancas é visto como novo, elegante e digno de ser copiado. Isso não significa que não pode ser usado, mas é preciso respeito a história por trás da tranças. As tranças nagô são símbolo de exaltação da beleza do povo preto", finalizou.

LEIA TAMBÉM: Um mês após o parto, Viih Tube refaz o tour pelo corpo

Veja alguns penteados de trança nagô

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.