Deslizamentos deixam dois mortos no Rio e causam prejuízos no Espírito Santo
Deslizamentos deixam dois mortos no Rio e causam prejuízos no Espírito Santo
Folha Vitória|Do R7
Foto: Divulgação
Rio de Janeiro (Estadão Conteúdo) - Um deslizamento de solo e rochas ocorrido no fim da noite desta segunda-feira (14) deixou dois mortos no município fluminense de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil resgataram os corpos de Paulo Roberto Souza, de 70 anos, e de Consuelo do Carmo, de 49 anos, na rua Uruguai, no bairro Quitandinha.
Em comunicado, a Secretaria de Defesa Civil e Segurança Pública informou que o deslizamento atingiu pelo menos quatro casas e que as buscas pelas duas vítimas foram iniciadas logo após o incidente, por volta das 23 horas. Por causa da chuva e da instabilidade em toda área, o trabalho chegou a ser interrompido pouco depois das 3h, mas foi retomado pela manhã desta quarta-feira.
Vitória(Folha Vitória) - No Espírito Santo, a Defesa Civil Estadual registrou prejuízos em cinco municípios no boletim mais recente, divulgado nesta terça-feira (15).
Em Viana, um deslizamento de um talude atingiu uma casa e interditou outra no bairro Vila Nova, deixando famílias desalojadas. Um estabelecimento comercial também foi interditado. No bairro Nova Bethânia, 13 pessoas estavam desabrigadas devido aos alagamentos, mas já retornaram para suas casas após as águas baixarem.
Em Cachoeiro de Itapemirim, no último sábado (12) houve registro de alagamentos pela cidade e três desabamentos parciais sem vítimas, afetando 36 famílias, que precisaram ser desalojadas. Também houve queda parcial de duas escadarias e destruição total de outra.
Em Cariacica, a estrutura de uma casa em construção desabou parcialmente no bairro Aparecida. No bairro Castelo Branco, houve a queda de um muro e de árvores. Já no bairro Flexal II um muro desabou.
Na capital do Estado, Vitória, houve queda de muro no morro do Cabral, no bairro Moscoso e no bairro da Penha, onde uma rocha rolou e atingiu uma casa, sem deixar vítimas.
Fundão também registrou transtornos em virtudes dos alagamentos, mas o nível do rio que corta a cidade desceu e chegou ao nível de 2,30 metros nesta terça-feira, deixando a cidade sem pontosa de inundação.
Acumulados de chuva e previsão
Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), os municípios com maiores acumulados nas últimas 24 horas são Santa Maria de Jetibá (89mm), Santa Teresa (75mm), Afonso Cláudio (73mm), Vila Velha (66mm), Vitória (58mm), João Neiva (57mm), Itarana (53mm) e Cariacica (51mm).
Períodos como o último final de semana, de chuvas fortes e constantes, não devem voltar a acontecer em novembro, segundo o instituto Climatempo. O volume deve diminuir, mas não deve parar totalmente. Em 15 dias há a expectativa de outras chuvas volumosas, mas em menores proporções.