Folha Vitória Em um mês, mais de 15 tampas de bueiros foram furtadas em bairro de Cariacica

Em um mês, mais de 15 tampas de bueiros foram furtadas em bairro de Cariacica

Na calçada de uma loja no bairro Jardim América, nove tampas de bueiros foram levadas por criminosos, além de um hidrômetro

Folha Vitória
Foto: Reprodução / TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Ao caminhar pelas ruas do bairro Jardim América, em Cariacica, não é difícil encontrar bueiros tapados de maneira improvisada com madeiras. As tampas são necessárias porque as originais, de ferro, são constantemente levadas por criminosos.

Somente nos últimos 30 dias, mais de 15 tampas foram furtadas em apenas duas ruas do bairro. Um dos bueiros precisou ser tapado pelos funcionários de uma empresa da região. Segundo uma trabalhadora, a tampa já foi furtada três vezes.

"Foi furtado um dia e no outro dia já não tinha mais a tampa. Depois de uns dias vieram e furtaram de novo. Três vezes na mesma tampa", disse.

Na frente de outra loja do bairro, a situação é ainda pior. São mais nove tampas de bueiros furtadas, além de um hidrômetro.

Um dos bueiros ficou com um buraco de um cano de ferro, que fazia parte da estrutura de um poste. Além da tampa, segundo os comerciantes, os criminosos também levaram os cabos de fiação. 

Segundo os comerciantes da região, os criminosos também invadem lojas. Em um dos estabelecimento, uma nova porta de ferro precisou ser colocada já que o local foi arrombado. 

As câmeras internas gravaram o momento em que os suspeitos invadiram a loja. Nas imagens é possível ver dois rapazes do lado de fora. Um deles ajuda o comparsa a entrar. Já no estabelecimento, o homem arrombou com chutes uma porta de vidro. Aparentemente nervoso, ele correu, pegou um computador e jogou no chão. 

O rapaz fugiu da loja sem levar nada. O funcionário do estabelecimento contou que o arrombamento aconteceu há cerca de um mês e, por isso, precisou reforçar a segurança no local.

"Tivemos que refazer uma parte de alvenaria e toda a estrutura na porta de aço. Também tivemos que reforçar essa porta porque as tentativas estão frequentes. Invasão nós tivemos uma, mas com o disparar do alarme, eles acabaram saindo sem levar nada", apontou

O comerciante também reclama dos furtos das tampas de bueiros.

"Ao longo da calçada nós tempos pelo menos umas cinco tampas retiradas. Na esquina outra também foi roubada deixando um buraco aberto e provocar um acidente. Um medidor de água já foi furtado, placa da loja já foi levada. Qualquer objeto de metal que fique acessível eles quebram o que tem em volta para retirar".

Foto: Polyana Martinelli | TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A insegurança também traz consequências graves. Nesta segunda-feira (9), o portão do estádio do Desportiva caiu em cima de um funcionário. 

Testemunhas contaram que tudo aconteceu porque a estrutura de ferro superior, que mantinha o portão em pé, foi furtada.

Em nota, a Polícia Militar informou que ações de policiamento ostensivo têm sido realizadas por meio das operações, abordagens e cercos táticos em diversos pontos do bairro. 

A polícia destacou que só pode deter indivíduos em situação de flagrante e que, por isso, é fundamental que uma viatura seja acionada em casos de ocorrência em andamento. As vítimas também devem registrar o Boletim de Ocorrência.

Comerciantes perceberam outra situação que pode estar causando tamanha essa onda de violência. 

"Com essa questão da pandemia aumentou muito o número de moradores em situação de rua, infelizmente isso leva ao consumo de drogas e a praticar esses tipos de furto", disse um comerciante que preferiu não se identificar.

A Prefeitura de Cariacica também se manifestou por meio de nota e destacou que não é possível vincular as pessoas em situação de rua aos criminosos que atuam na região. 

Quanto aos moradores de rua, o município informou que lançou no início de julho o programa Vida Nova Cariacica. A ferramenta visa articular chances de concretização de sonhos pessoais e profissionais para este grupo. 

Sobre os bueiros furtados, a Secretaria Municipal de Serviços informou que o município repõe as tampas de bueiros.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV. 

Últimas