Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas de Telecom preveem crescimento através da ESG

Conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança se destaca no mercado de telecomunicações

Folha Vitória|

Foto: Divulgação/DINO

O termo ESG (Environmental, Social and Governance), que em português significa Sustentabilidade, Social e Governança, ganhou maior relevância a partir dos anos de 2019 e 2020. É o que aponta o estudo realizado pela Rede Brasil do Pacto Mundial da ONU e a Stilingue, plataforma brasileira especializada em monitoramento de redes sociais. 

De acordo com o levantamento, o ganho de relevância do tema pode ser constatado através do crescimento do uso do termo ESG nas redes sociais, com mais de 35 milhões de publicações analisadas durante o período. As mudanças observadas demonstram a conscientização da sociedade para as questões ambientais. 

Assim, as corporações começaram a implementar as práticas ESG para se tornarem empresas consideradas sustentáveis, o que abrange segmentos como o de Telecom. Uma pesquisa da KPMG, realizada com mais de 1.300 CEOs, onde 10% dos entrevistados são do setor de telecomunicações, aponta que 50% dos líderes visam implementar ou replanejar práticas ESG na sua gestão. 

Publicidade

Para Thiago Silva, Diretor de Operações na IUNGO, operadora de telefonia fixa que atua no mercado de PABX Virtual, a ESG consegue trazer melhorias para a telecomunicação. “Estando em um cargo de liderança, consigo observar que a segurança nos investimentos ESG faz com que os negócios sustentáveis cresçam. As práticas proporcionam valor e propósito para as operadoras, que conseguem se relacionar melhor com o seu público e com o ambiente em que estão inseridas”, afirma. 

Ainda no estudo da KPMG, 34% dos entrevistados acreditam que abordar de forma proativa questões sociais, como o aumento do salário e direitos humanos, é a principal prática para acelerar ainda mais as estratégias ESG dentro das empresas. 

Publicidade

Ao encontro disso, Thiago comenta sobre a importância da ESG no mercado de Telecom. “Como um setor que promove a comunicação, as operadoras encontram nas práticas da ESG a importância da transparência e da ação em causas sociais na sua gestão, que auxiliam na melhor reputação no mercado”, conclui o diretor. 

Cabe ressaltar que uma empresa é considerada como um investimento ESG quando mobiliza os seus recursos, de forma genuína, para melhorar os aspectos ambientais, sociais e corporativos. O consumo consciente e a sustentabilidade são tendências que podem ser estudadas pelas organizações. 

Para saber mais, acessar iungo.cloud

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.