Folha Vitória Espírito Santo alcança nota máxima em transparência nos dados da vacinação

Espírito Santo alcança nota máxima em transparência nos dados da vacinação

O Estado, que já havia alcançado o 1º lugar na avaliação divulgada em junho, cresceu sete pontos, alcançando 100% dos quesitos avaliados

Folha Vitória
Foto: Thaiz Blunck | Folha Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O Espírito Santo é o Estado mais transparente do Brasil também nos dados da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19). E agora, com nota máxima no Índice de Transparência da Covid-19 3.0 (ITC-19), divulgado na última sexta-feira (20), pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR). 

O Estado, que já havia alcançado o 1º lugar na avaliação divulgada em junho, cresceu sete pontos, alcançando 100% dos quesitos avaliados. Em sua terceira fase, o ITC-19 ampliou o número de critérios de transparência avaliados, passando a analisar, além da disponibilidade e qualidade de dados epidemiológicos e de infraestrutura de saúde, os indicadores sobre a vacinação nos Estados e no Governo Federal.

Foram analisados itens como notificações de casos, idade, sexo e raça/cor de pacientes confirmados e de pessoas vacinadas; informações sobre grupos prioritários e cobertura da vacinação; além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados, e doses de vacina recebidas e distribuídas.

O Estado já havia alcançado o 1° lugar, em 2020, na avaliação anterior da OKBR sobre a eficiência do poder público em fornecer informações atualizadas e confiáveis sobre a Covid-19, assim como no índice da Transparência Internacional Brasil, que avaliou a transparência nos dados sobre os gastos realizados para o enfrentamento à pandemia.

Além disso, neste ano, o Espírito Santo voltou a ser 1º lugar em transparência pública no País, de acordo com a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março. A avaliação mostra que o Estado recebeu nota máxima, ocupando o topo do ranking entre os 27 Estados.

Últimas