Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Espírito Santo registra primeira morte causada por febre chikungunya

Espírito Santo registra primeira morte causada por febre chikungunya

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte por chikungunya no Espírito Santo. A vítima é uma senhora de 68 anos, moradora de Vila Velha. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, ela contraiu a febre chikungunya em fevereiro deste ano e, por já apresentar problemas de saúde, o quadro evoluiu para óbito.

Segundo a Sesa, 644 casos de Chikungunya desde janeiro, até o último sábado (22), foram registrados no estado. Há registro de circulação do vírus em 13 municípios capixabas, são eles: Aracruz, Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Guaçuí, Montanha, São Mateus, Vila Velha, Vitória e Serra.

Em nota, a Vigilância Ambiental do Vila Velha informou que os agentes de endemias estão fazendo visitas nas casas eliminando ou tratando os focos; vistoriando e tratando os pontos estratégicos quinzenalmente; promovendo o bloqueio de transmissão de casos com a equipe de UBV leve e trabalho de Educação em Saúde em escolas, igrejas, com usuários das unidades de saúde, eventos, dentre outros.

O município também conta com o serviço do disque dengue, fumacê e do monitoramento inteligente (MI) que identifica o mosquito nas armadilhas espalhadas e o sorotipo do virus contido nele, caso ele esteja infectado.


Saiba como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;


- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;


- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.