Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Espírito Santo tem mais de 700 registros de denúncias de violência contra crianças este ano

Espírito Santo tem mais de 700 registros de denúncias de violência contra crianças este ano

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória - Cidades 4
Folha Vitória - Cidades 4

Foto: Divulgação

O Espírito Santo registrou, nos seis primeiros meses de 2016, 756 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. A informação é do Disque 100, serviço telefônico gratuito de denúncias contra violações de direitos humanos.

Em todo o ano passado, foram 1.470 denúncias registradas no Estado, o que representa a terceira queda consecutiva em relação a anos anteriores. Em 2012, o Espírito Santo chegou a registrar 2.145 ocorrência, segundo dados do Disque 100.

No topo do ranking nacional está São Paulo, com 9.177 denúncias registradas no primeiro semestre deste ano, seguido do Rio de Janeiro (4.759) e Minas Gerais (3.682). São Paulo, inclusive, lidera as estatísticas de violações de direitos de crianças e adolescentes no Brasil desde 2011.


Um dos pontos graves desse cenário é que 77% dos agressores denunciados pertencem à família da vítima, configurando uma violência que começa em casa. O número reflete um problema ainda subestimado no Brasil, onde uma criança a cada 12 minutos sofre violência na própria família, algo que pode se tornar um ciclo permanente que compromete a saúde, autoestima, aprendizado e vida social das crianças.

Campanha


Diante desse contexto, a Aldeias Infantis SOS Brasil, organização humanitária internacional de desenvolvimento infantil, promove a campanha DêUmBasta, em um esforço internacional junto a outros 16 países da América Latina, onde se estima que cerca de 6 milhões de crianças sofram abusos severos.

O objetivo da campanha é mobilizar a população a tomar ações que detenham o ciclo de violência familiar que atinge crianças e adolescentes. A Aldeias Infantis SOS Brasil atua há 50 anos no país para que crianças e jovens tenham a oportunidade de crescer em família, por meio de programas de fortalecimento familiar e comunitário, além de alternativas de cuidado.


“Enfrentamos um grave silêncio em relação à violência direcionada a crianças no núcleo familiar. Apesar de familiares representarem o maior número de agressores, ainda há muita omissão. O maior número de denúncias no estado de São Paulo indica uma mobilização mais expressiva em torno da identificação do problema. Só na região, contamos com oito programas para que essa realidade seja revertida”, afirma Sandra Greco, Gestora Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil.

A campanha DêUmBasta pode ser acessada pelo endereço www.deumbasta.org.br. O vídeo da campanha, criado pela agência BBDO Argentina, traz uma animação que mostra uma criança em um carrossel, presenciando situações de negligência e conflito, que se repetem continuamente. 

No Brasil, a narração da cantora Sandra de Sá convida as pessoas a quebrarem o ciclo de violência, com a doação à entidade e a assinatura de uma petição que pretende mobilizar a Secretaria de Direitos Humanos para a criação de um registro sobre o tema.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.