Estudante de 16 anos cria fórmula química batizada com seu nome
Estudante de 16 anos cria fórmula química batizada com seu nome
Folha Vitória|Do R7
Foto: Reprodução Facebook
Enquanto muitos estudantes sofrem para tentar compreender todas as fórmulas já existentes na Química, o estudante amazonense Kelvin Márcio Sales Pereira, 16 anos, criou a própria fórmula e ainda a registrou batizando com seu próprio nome.
Trata-se de uma fórmula química para encontrar o NOX, que é número de oxidação que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade de um metal eletrolisado, a massa eletrolisada ou a massa atômica do mesmo.
Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar Waldocke Fricke de Lira, em Manaus, no Estado de Amazonas, Kelvin está aprovado e iniciará o terceiro ano do Ensino Médio em 2017.
De acordo com informações do portal A Crítica, o estudante apresentou a equação já pronta aos professores e, após os cálculos de confirmação, ele registrou a fórmula em cartório. O próximo passo é o encaminhamento dos registros para a avaliação do Conselho Internacional de Química.
Em entrevista ao portal, o jovem explica a relevância da fórmula. “A fórmula é de extrema importância na área industrial porque pode ser utilizada na produção de alumínio na etapa da redução eletrolítica da alumina (óxido de alumínio (Al2O3), composto químico usado na produção de alumínio, abrasivos, refratários, isolantes elétricos e como catalisador em cromatografia), mas também para outras funções como folhagem de joias e revestir materiais para protegê-los da corrosão”, disse Kelvin.
Ele ainda relata que teve a inspiração enquanto estudava química em um cursinho pré-vestibular. Foi quando ele percebeu que havia uma lógica entre massa eletrolisada de metal, NOX e peso atômico. Após dois meses de aprofundamento, ele chegou à fórmula, com exercícios e macetes para chegar ao resultado.
Pensando em prestar vestibular para Medicina, Kelvin tem suas preferências pelas disciplinas de Química, Biologia e Matemática. Ele ainda diz que pretende se especializar na área de ortopedia.
Confira o vídeo abaixo, produzido pelo portal A Crítica, a explicação da construção da fórmula.