Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
‌

Manifestantes realizam protesto em Vitória contra mudanças no ensino médio

Manifestantes realizam protesto em Vitória contra mudanças no ensino médio

Folha Vitória|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Folha Vitória - Cidades 2
Folha Vitória - Cidades 2 Folha Vitória - Cidades 2

Foto: Reprodução Facebook

Manifestantes realizaram um ato, na noite desta sexta-feira (23), pelas ruas de Vitória, em protesto contra as mudanças no ensino médio, anunciadas pelo Governo Federal na quinta-feira (22). De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, cerca de 200 pessoas participaram do ato.

‌

Os manifestantes se concentraram em frente ao Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. Por volta das 19h20, eles deixaram o campus da universidade e seguiram pela Avenida Fernando Ferrari, no sentido Reta da Penha.

Segundo a Guarda Municipal, os manifestantes ocuparam três faixas da avenida e deixaram o trânsito bastante lento na região. Com carro de som, faixas, cartazes e bandeiras, e gritando palavras de ordem, eles seguiram em direção à Secretaria de Estado da Educação (Sedu), na Avenida César Hilal.

‌

De acordo com a página do "Ato Unificado Contra Medida Provisória do Ensino Médio", no Facebook, o Governo Federal impôs, "de forma atropelada e autoritária", uma série de retrocessos para a educação pública brasileira, por meio da Medida Provisória.

Ainda segundo os manifestantes, entre os retrocessos estariam a exclusão das disciplinas de sociologia, filosofia, artes e educação física; a tecnificação do ensino; contratação de professores não formados na área; e a contratação de professores sem concurso público. Até às 20h40 os manifestantes estavam na Reta da Penha, na altura de um shopping center da região. 

‌

Governo recua 

Após de ter anunciado na quinta-feira (22) a medida provisória (MP) que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país – e depois de ter dito que sua publicação só sairia na semana que vem – o governo federal acaba de publicá-la em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta (23). 

Sobre a polêmica em relação à obrigatoriedade do ensino de sociologia, filosofia, arte e educação física, a questão será decidida pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está sendo definida. Por enquanto, essas disciplinas continuam obrigatórias nos atuais currículos.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.