Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três em cada 10 adultos serão obesos até 2030 no Brasil

O Ministério da Saúde estima que 22% da população brasileira está obesa. Em 2006, eram pouco mais que 11%

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Ministério da Saúde estima que 22% da população brasileira está obesa. Em 2006, eram pouco mais que 11%. Essas estatísticas mostram que o número que já é grande deve bater recorde até 2030.

É o que projeta um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Três em cada 10 adultos no Brasil devem sofrer de obesidade até o final da década. A falta de tempo para se exercitar e o excesso de consumo de alimentos "ultra-processados" estão entre as principais causas da obesidade no país.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A assistente administrativa Julia Sipolatti, de 25 anos, desde pequena, sempre esteve acima do peso. A jovem conta que era tímida e deixava de fazer muita coisa por conta da obesidade. "Hoje tudo isso é uma página virada. Boa parte da autoestima conquistada vem dos novos hábitos", diz. 

Publicidade

A assistente administrativa faz atividade física regularmente e já participou até de competições de crossfit. Na nova rotina, a jovem deu espaço para uma alimentação mais equilibrada e tudo com a orientação de uma profissional.

O autor do estudo, Rafael Claro, ainda explica que os mais afetados com a obesidade são mulheres, negros e pessoas de baixa renda e com pouca escolaridade. O estudo também estima que 68% dos brasileiros estarão com sobrepeso até 2030. 

Publicidade

Com isso, os riscos dessas pessoas adquirirem hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer são ainda maiores.

A nutricionista Andreza Marques, explica que para evitar esses problemas de saúde é preciso se alimentar melhor, na quantidade certa, e se exercitar. 

Publicidade

"As pessoas trabalham muito e isso acaba reduzindo o tempo delas de se cuidarem, consequentemente elas estão mais cansadas e, quanto mais cansadas, menos atividades elas querem fazer", resume. 

LEIA TAMBÉM: >> Reposição hormonal: entenda o que é e quando ela pode ser feita

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.