Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você sabe o que é a pneumonia bacteriana? Especialista explica o diagnóstico de Paulo Gustavo

O ator e comediante está internado desde o dia 13 de março devido à complicações da covid-19

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

No último dia 25, o ator Paulo Gustavo que está internado há mais de um mês por conta de complicações da Covid-19, foi diagnosticado com pneumonia bacteriana. Mas, afinal o que seria esta pneumonia? 

A pneumologista Jessica Polese esclarece que a pneumonia é uma inflamação aguda nos pulmões. Existem dois tipos, a viral e a bacteriana. “A viral são as que temos circulando normalmente em ambientes, já a bacteriana são as transmitidas por bactérias, ou seja, diversas bactérias podem agravar um quadro para uma pneumonia, e os sintomas presentes são febre e secreções amareladas”, explica a especialista.

Para a pneumologista é comum ocorrer pneumonias em hospitais e em unidades de tratamento intensivo (UTIs). No caso do ator, por estar a bastante tempo internado e utilizando respirador, é comum acontecer. 

“O ambiente hospitalar infelizmente provoca esse risco, e no caso dele - já delicado - com o uso da ventilação mecânica, acontece a pneumonia bacteriana”, ressalta Jessica, que completa: “Uma das pioras no quadro de Covid-19 são as pneumonias que deixam os pulmões já atingidos pela doença, mas frágeis ainda, tornando o caso grave”. 

Leia mais: ECMO: entenda a terapia que está sendo feita em Paulo Gustavo e como é aplicada no ES

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.