Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Força Nacional amplia atuação para garantir segurança em abrigos no RS

Além da Força Nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou mais de mil servidores para atuação no Rio Grande do Sul

Cidades|Do R7, em Brasília

Abrigos recebem desalojados no Rio Grande do Sul Pedro Piegas/PMPA — Arquivo

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) expandiu as operações no Rio Grande do Sul para garantir a segurança dos abrigos que recebem os atingidos pelas enchentes. Por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, além de ações de resgate, agentes do efetivo prestarão apoio ao policiamento ostensivo no estado. O efetivo da corporação no local chegará a 417 até a próxima semana, com envio de mais 300 agentes.

Ao menos 2 milhões de gaúchos foram atingidos e 136 pessoas morreram. Outras 125 estão desaparecidas e 756, feridas, segundo a atualização mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. A Força Nacional está colaborando com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em operações de salvamento nas cidades de São Leopoldo e Canoas. Os agentes também oferecem apoio ao policiamento ostensivo em diversas localidades, como Porto Alegre e Nova Santa Rita.

De acordo com o MJSP, neste momento, as operações estão focadas no patrulhamento e salvamento embarcados, reconhecimento terrestre, apoio à Brigada Militar (Polícia Militar gaúcha) e ao Corpo de Bombeiros, e também incluem abordagens terrestres e aquáticas para resgate de pessoas e animais ilhados.

Além da Força Nacional, considerando a presença de Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Penal Federal (FPF), o MJSP encaminhou mais de mil servidores para atuação no Rio Grande do Sul.


Os agentes federais atuam nas áreas atingidas pelas enchentes com o suporte de cinco helicópteros, 21 embarcações de resgate e 18 botes de resgate. Também estão sendo utilizados na força-tarefa federal 11 jet skis e mais de 200 viaturas (entre viaturas comuns, viaturas-reboque, caminhonetes especiais, caminhões e ônibus).

Atualização

Em coletiva de imprensa em Porto Alegre (RS) na tarde deste sábado (11), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, informou que cerca de 30 mil indígenas foram atingidos pelas enchentes no estado. São 9 mil famílias afetadas, em 110 comunidades — mais da metade do total de 214.


“Temos a garantia, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, de entrega de cestas básicas de maneira quinzenal às famílias atingidas. Algumas já receberam durante esta semana e vamos intensificar as entregas na próxima semana”, declarou Guajajara.

Durante a coletiva, o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Paulo Pimenta, afirmou que o Brasil tem recebido manifestação de outros países. “Estamos recebendo muitos contatos internacionais para colaborar e participar de alguma forma. Entre eles, a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério de Portos e Aeroportos já estão trabalhando com a força aérea portuguesa. O consulado [do Brasil em Portugal] está fazendo a triagem de donativos para chegar ao Brasil, além de outros países e iniciativas”, disse.


O Ministério da Saúde informou que mais três hospitais de campanha devem ser instalados no estado na próxima semana. A pasta avalia os locais que vão receber as estruturas. Canoas (RS) recebeu um hospital de campanha nesta semana, que tem feito mais de 900 atendimentos diários.

Com informações da Agência Brasil


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.