Força Nacional vai permanecer no Amazonas para combater crime organizado
Segundo portaria, os agentes devem ficar na região até o dia 18 de abril
Cidades|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a prorrogação da atuação da Força Nacional nas cidades de Barcelos e Coari. Um dos principais focos é a fiscalização de possíveis rotas de tráfico, por exemplo, na calha dos rios Negro e Solimões. As calhas são subdivisões das bacias hidrográficas compostas por um rio principal e seus afluentes. A ajuda federal permanecerá no local até o dia 18 de abril.
Veja mais
A Força é um Programa de Cooperação Federativa do Governo Federal, gerido pela própria pasta. A finalidade é atender serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança de pessoas e de patrimônio. Atua, também, em emergências e calamidades públicas.
Ela não faz parte das Forças Armadas. Ela é composta por policiais militares, corpos de bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. Os servidores atuam em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça.
Ainda segundo a pasta, a Força Nacional pode ser empregada em qualquer parte do território nacional. Ela atua conforme as solicitações dos governadores de estado ou dos ministros para apoiar o órgão ou um ente estadual ou um ente federal.