Frio intenso é considerado normal e pode se repetir nas próximas semanas, diz meteorologista
Fenômeno El Niño atuou em invernos anteriores deixando temperaturas mais altas
Cidades|Fernando Mellis, do R7

A onda de frio que atingiu até o sul da Amazônia nesta semana e pegou muita gente de surpresa é um sinal, na verdade, de que o inverno brasileiro está dentro da normalidade, segundo a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Maiane Araujo.
— A gente teve de 2014 para 2015 um El Niño bem caracterizado, o que impacta nas temperaturas no centro-sul do País. Mas este é um inverno mais normal, digamos assim. O inverno de 2013 foi muito parecido com este, mas muita gente não lembra.
Por essa razão, as próximas semanas deverão ter novas ondas de frio, de acordo com ela.
— Ainda tem uma possibilidade de novas incursões de frio. Principalmente até agosto ainda tem a chance de se repetir. [...] Em meados da semana que vem pode ser que chegue uma nova frente fria. Não posso garantir se será com a mesma intensidade.
Nesta semana, diversas cidades registraram temperaturas negativas no País. A cidade de Bom Jardim da Serra (SC) registrou -8,8°C no amanhecer desta quarta-feira (19), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado.
Veja fotos das regiões atingidas pela onda de frio no País
Ainda em Santa Catarina, 79 cidades registraram temperaturas abaixo de zero ontem. No Rio Grande do Sul e no Paraná o frio também chegou com força. Entre segunda-feira e terça, nevou e caiu geada em dezenas de municípios do Sul, incluindo os tradicionais redutos de turistas em busca de frio, como São Joaquim (SC).
Em São Paulo, a capital registrou na terça-feira (18) a tarde mais fria do ano, com termômetros próximos a 7°C, mas sensação perto de 0°C em algumas regiões da cidade, devido ao vento.
Entretanto, o frio não se restringiu ao Sudeste. A sensação térmica de 16°C foi o suficiente para o assunto se tornar manchete de um jornal local da Bahia. A onda gelada também se espalhou até o Acre, derrubando a temperatura para 12°C. Esse fenômeno na Amazônia é conhecido como friagem e, segundo a meteorologista do Inmet, também não tem nada de atípico.
Como fica o tempo no fim de semana?
Maiane explica que a tendência é que a massa de ar frio se desloque para o oceano Atlântico nos próximos dias.
— A semana ainda vai ser gelada, porque caiu muito a temperatura. Principalmente de manhã cedo, ainda vai ser bem frio lá no Sul. Ainda tem previsão de termômetros na casa de 0°C nos pontos mais altos, mas sem risco de neve.
As demais regiões voltam a ter temperaturas em elevação. São Paulo ainda terá madrugadas geladas, mas os termômetros podem chegar perto dos 25°C na capital no fim de semana. Não há previsão de chuva. No Rio de Janeiro, as mínimas do fim de semana ficam em torno de 15°C, mas a máxima chega a 30°C no sábado.
Veja as previsões para algumas cidades nesta quinta-feira, segundo o Inmet
Porto Alegre: máxima, 18°C; mínima, 4°C
Curitiba: máxima, 18°C; mínima, 5°C
São Paulo: máxima, 21°C; mínima, 10°C
Rio de Janeiro: máxima, 25°C; mínima, 12°C
Belo Horizonte: máxima, 21°C; mínima, 10°C
Salvador: máxima, 26°C; mínima, 20°C
Recife: máxima, 28°C; mínima, 21°C
Brasília: máxima, 25°C; mínima, 10°C
Cuiabá: máxima, 26°C; mínima, 11°C
Rio Branco: máxima, 28°C; mínima, 16°C
O frio continua em boa parte do País nesta quarta-feira (19). Na região Sul, cachoeiras congelaram, a paisagem ficou branca com a neve e teve local onde a sensação térmica chegou a -30ºC. O Jardim Botânico (foto) amanheceu coberto com uma fina camada d...
O frio continua em boa parte do País nesta quarta-feira (19). Na região Sul, cachoeiras congelaram, a paisagem ficou branca com a neve e teve local onde a sensação térmica chegou a -30ºC. O Jardim Botânico (foto) amanheceu coberto com uma fina camada de Geada em Curitiba