Gazeta Digital Construtora lança residenciais com energia solar na Capital

Construtora lança residenciais com energia solar na Capital

placas energia solar

placas energia solar

Gazeta Digital

Energia limpa, contribuição para o meio ambiente e também alívio para o orçamento familiar. A adoção de sistemas de geração de energia solar para uso doméstico, com a instalação de placas fotovoltaicas, passa a ser, pouco a pouco, mais acessível aos consumidores. Em Cuiabá, a MRV Engenharia inova ao trazer a tecnologia para clientes do segmento econômico, com o atrativo de uma estimativa de redução de cerca de 30% no valor da taxa mensal de condomínio.

A construtora lança na Capital mato-grossense dois novos empreendimentos: o Chapada dos Colibris, no Recanto dos Pássaros, e o Chapada Boulevard, na Avenida Beira Rio, próximo aos maiores polos universitários da região. Os novos condomínios se somam a outros dois em construção que também já contarão com a tecnologia inovadora em produção de energia limpa e renovável. Juntos, serão mais de 1.500 apartamentos a serem entregues em Cuiabá com o diferencial em infraestrutura.

As unidades individuais de geração produzirão energia elétrica autonomamente, a ser utilizada pelos futuros moradores dos condomínios residenciais, sobretudo para o rateio de despesas da área comum. Com isso, iluminação do estacionamento, portão eletrônico, portaria, bomba da piscina, salão de festas, itens que pesam no consumo de energia elétrica e nas despesas, ganharão como aliada uma farta matéria-prima aqui da nossa região: o caloroso “solão” mato-grossense.

A sustentabilidade também se faz presente nas comunidades das quais os novos residenciais farão parte. Serão investidos mais de R$ 3 milhões em obras de infraestrutura e paisagismo no entorno dos empreendimentos, beneficiando a sinalização de trânsito, o plantio de árvores, a construção de abrigos de ônibus, recuperação de calçada, entre outras benfeitorias com reflexos para a coletividade.

Esses condomínios oferecem apartamentos com padrão de dois quartos, funcionais e aptos ao enquadramento no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Nos próximos cinco anos, todos os novos condomínios da construtora serão lançados com o sistema de energia solar, iniciativa que está na matriz de sustentabilidade. Para isso, a empresa deverá investir R$ 800 milhões no período, em empreendimentos em diferentes localidades do país.

Inovação - A primeira usina solar num condomínio de imóveis econômicos já começa a funcionar no Parque Chapada da Costa, na Rodovia Emanuel Pinheiro, sentido Chapada-Cuiabá. O empreendimento cujas obras seguem em fase de acabamento é o segundo da bandeira MRV no Brasil a receber a instalação de placas fotovoltaicas.

O início das operações se dá com a instalação de medidores pela concessionária de energia elétrica do Estado. Com a mensuração do insumo produzido, a energia elétrica é disponibilizada ao chamado Sistema Interligado Nacional (SIN), gerando créditos de energia aptos à compensação na fatura mensal paga pelo consumidor.

Outro condomínio recentemente lançado em Cuiabá, o Chapada das Oliveiras, na região da Morada do Ouro, também terá placas de energia fotovoltaica e outras iniciativas sustentáveis estendidas ao mercado de imóveis econômicos.

Disponibilização de bicicletas compartilhadas (algo inédito no segmento habitacional econômico em Cuiabá e Várzea Grande), sistema de segurança completo e tomadas USB instaladas nos apartamentos também estão no mix de inovações nesse nicho da construção civil.

    Access log