Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA tiveram mais de 250 tiroteios em massa em 2019, diz estudo

Gazeta Digital|Do R7

Arma
Arma Arma

Os ataques a tiros ocorridos no último fim de semana nas cidades americanas de El Paso, no Texas, e Dayton, em Ohio, elevaram para 251 o número de tiroteios em massa nos Estados Unidos só no ano de 2019. O dado é do Gun Violence Archive (GVA — ou Arquivo da Violência Armada, em tradução livre), que registra episódios do tipo desde 2013 a partir de informações do governo e das forças de segurança norte-americanas.

O Gun Violence Archive considera como “tiroteio em massa” todo aquele em que ao menos quatro vítimas foram feridas ou mortas — sem contar o autor dos disparos.

Os 251 incidentes dos últimos sete meses revelam que, em 2019, houve uma média de 1,15 tiroteio em massa por dia até 5 de agosto.

Os registros do Gun Violence Archive apontam que, somente entre sexta-feira (2) e domingo, a violência relacionada às armas — sem contar somente os tiroteios em massa — deixou mais de 130 mortos e 270 feridos nos Estados Unidos. Em El Paso, o número de mortos foi 22. Já em Dayton, foram nove mortos.

Publicidade

Como resultado de todos os incidentes envolvendo armas nos Estados Unidos desde o início do ano, mais de 370 crianças com idades até 11 anos foram mortas ou feridas. Entre os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, mais de 1.760 foram mortos ou feridos.

Leia também - Atentados deixam 34 mortos em menos de uma semana nos EUA

Publicidade

Ainda de acordo com o Gun Violence Archive, o período de 72 horas entre sexta-feira e domingo foi um dos mais letais da violência armada nos Estados Unidos nos últimos dois anos, ficando atrás apenas do dia 1º de outubro de 2017, quando um atirador abriu fogo contra a multidão que assistia a um festival de música em Las Vegas, matando 58 pessoas.

O Gun Violence Archive também registrou quase 920 incidentes envolvendo disparos não intencionais de armas de fogo em 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.