Ibama apreende 28 toneladas de barbatanas e estima a morte de 10 mil tubarões em Santa Catarina
Segundo o órgão, essa é a maior apreensão em número já registrada no mundo; pesca direcionada à espécie é proibida
Cidades|Do R7

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos) apreendeu, em Santa Catarina, 28 toneladas de barbatanas de tubarão, que seriam exportadas ilegalmente para a Ásia. As barbatanas declaradas são de duas espécies de tubarão: tubarão-azul e anequim, também conhecido como mako.
Essas apreensões de forma integrada representam a maior registrada no mundo, principalmente por se tratar de uma apreensão na origem, onde os tubarões são capturados. Esse quantitativo representa a morte estimada de 10 mil tubarões (4.400 azuis e 5.600 anequim), o que representa um considerável impacto ambiental.
A retenção, feita durante a Operação Makaira, faz parte de ação institucional ampla de combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada e em cumprimento aos acordos internacionais.
A apreensão se deu quase em sua totalidade em uma única empresa exportadora, localizada em Santa Catarina. Nesta, ficou constatado o total de 27,6 toneladas de barbatanas. Outra empresa, que tentava exportar 1 tonelada, foi flagrada por uma equipe do Ibama no aeroporto de Guarulhos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A pesca direcionada a tubarões não é permitida no Brasil. As embarcações em questão valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida. As barbatanas são consideradas iguarias de alto valor no mercado internacional, principalmente na Ásia.
Filhotes de espécies ameaçadas nascem em centro de proteção da fauna de SP
" gallery_id="648b66df19d224ef5e001015" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/cidades/ibama-apreende-28-toneladas-de-barbatanas-e-estima-a-morte-de-10-mil-tubaroes-em-santa-catarina-19062023"]















