Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Brasil tem duas vezes mais mulheres brancas em postos de liderança do que pretas, diz IBGE

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, só três em cada 10 mulheres em cargos gerenciais no país são pretas ou pardas

Cidades|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Brasil tem duas vezes mais mulheres brancas em postos de liderança do que pretas ou pardas (Tânia Rêgo/Agênciarasil)

Levantamento divulgado nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o número de mulheres brancas que ocupam cargos gerenciais no Brasil é o dobro do de pretas ou pardas. De acordo com o órgão, 67,7% das mulheres em postos de liderança são brancas, enquanto 31% são pretas ou pardas.

Segundo a pesquisa, no total, 39,3% das posições de liderança no país são ocupadas por mulheres. O IBGE diz que 74,5% das mulheres em cargos gerenciais trabalham no setor de serviços. Além disso, 24,5% estão na indústria e 1% na agropecuária.

Os dados do IBGE são da publicação ‘Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades – primeiras análises’. O documento traz estatísticas sobre sete indicadores globais dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que apresentam um retrato das desigualdades dentro dos países do G20 e entre eles, com a informação mais recente disponível para a maioria dos países.

O G20 é um grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana. Os ODS analisados pelo levantamento são pobreza, saúde, educação, gênero, crescimento econômico e trabalho decente, desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes.

Segundo o IBGE, “a desagregação de dados para os indicadores ODS é fundamental para a implementação da Agenda 2030 e seu princípio de ‘não deixar ninguém para trás’, pois permite captar a população em situação de vulnerabilidade e as desigualdades, para então combatê-las através de políticas públicas”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.