Nigerianos viajam escondidos por 14 dias em leme de navio até Espírito Santo
Segundo a PF, os quatro homens estavam com saúde debilitada e sem comida após travessia de mais de 5.500 km
Cidades|Do R7, com informações da Record TV
Um grupo de quatro imigrantes nigerianos foram encontrados na última segunda-feira (10) na casa de leme de um navio no mar de Vitória, no Espírito Santo.
O grupo, que estava em um navio de bandeira da Libéria, foi visto pela tripulação de um barco de manutenção. A embarcação, por sua vez, estava navegando há 14 dias após sair do porto de Lagos, na Nigéria, e tinha como destino final Santos, em São Paulo.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo foi encontrado já sem comida e com saúde debilitada após a travessia de 5.500 km. Ao menos dois dos quatro homens não sabiam nadar.
Segundo informações da Record TV, o desembarque dos quatro nigerianos foi autorizado por questões humanitárias. Entretanto, os homens devem ser extraditados em breve para a Nigéria.
A Polícia Federal informou que a transportadora responsável pelo navio ficará responsável pela alimentação, documentação e custeio da extradição do grupo. A empresa também deverá pagar uma multa por permitir a travessia dos nigerianos.
Travessia não é incomum
No final de 2022, um outro grupo de nigerianos saiu de Lagos escondido no leme de um navio. Naquela oportunidade, os três homens que tentaram a travessia foram localizados nas Ilhas Canárias – território espanhol na África.
À época, a imprensa afirmou que o leme do navio não tinha espaço suficiente para os três se sentarem ou deitarem para dormir.