Inmet emite alerta de temporais, ventanias e queda de granizo na região Sul nesta segunda-feira
Os gaúchos e catarinenses vão enfrentar também queda da temperatura que deve ficar abaixo dos 5°C, com chance de geada
Cidades|Do R7, em Brasília
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná entre domingo (23) e na segunda-feira (24). Há também chance de queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60 quilômetros por hora nos três estados.
Os gaúchos e catarinenses vão enfrentar também queda da temperatura das 21 horas de hoje até às 8 horas de terça-feira (25). As temperaturas devem ficar abaixo dos 5°C na serra e áreas do sul do RS, com chance de geada.
Leia também
Já o norte do estado gaúcho terá forte chuva na madrugada e início da manhã de segunda-feira. “Na maior parte do estado, o tempo fica seco no decorrer do dia, com temperaturas baixas. Os acumulados mais expressivos, acima dos 50 milímetros (mm) em 24 horas, devem atingir a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e centro-sul do Paraná, a partir do fim do domingo (23), podendo causar alguns transtornos”, diz o instituto.
De acordo com o Inmet, para o norte do RS e sul de Santa Catarina, as chuvas podem alcançar 100 milímetros em um dia, além de ventos intensos entre 60 e100 quilômetros por hora, e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de novos alagamentos.
Chuvas menores já aumentam a possibilidade de inundações no RS
Em entrevista para a RECORD NEWS, o professor Fernando Dornelles do Departamento de Hidromecânica e Hidrologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), disse na quinta-feira (20) que a cota do Guaíba e a inundação das cidades são totalmente ligados e que o comportamento do rio devido às chuvas pode ter sido alterado.
Segundo o especialista, existe possibilidade de o nível dos rios elevar mesmo com chuvas menos intensas. As casas de Porto Alegre voltaram a ficar alagadas com o nível do Guaíba subindo. Ele atingiu 3,23 metros, acima da cota de alerta estabelecida pelas autoridades que é 3,15 metros.